Inaugurado em Guarapuava, base do Graer

Em cerimônia bastante concorrida e um tanto desorganizada, foi inaugurado em Guarapuava, nesta quinta-feira (26), contando com a presença do governador Beto Richa e demais autoridades, recepcionados pelo prefeito Cesar Filho, a segunda base descentralizada do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer), instalada no Aeroporto Municipal Tancredo Thomaz de Faria.

Guarapuava junta-se a Curitiba, Cascavel e Londrina, cidades que também possuem base do Graer e contará com uma aeronave 24 horas do plantão disponibilizada para prestar atendimentos de urgência, além do transporte de órgãos humanos para transplante e pacientes em estado gravíssimo para centros de especialidade emergencial localizados em nosso Estado, atendendo cidades num raio de 100 quilômetros, num total de 1,2 milhões de habitantes. A escolha de Guarapuava, dá-se pela localização geográfica do município dentro do Estado.

Durante a cerimônia o prefeito Cesar Filho lembrou do quão importante foi a ação dos helicópteros do Exército que auxiliaram no salvamento de muitas pessoas que ficaram 'ilhadas' em nosso município, como as 14 pessoas que estavam na Estação Afonso Camargo, no Jordão, em cima do telhado das suas casas. “Se não tivéssemos as aeronaves do Exército que pararam em Guarapuava por causa do mau tempo, essas pessoas não teriam sido resgatadas”, ressaltou o prefeito.

Além da aeronave, a unidade de Guarapuava terá disponível, profissionais e todos os equipamentos necessários para prestar serviços de resgate aéreo e também de segurança pública, com o devido e planejado suporte para operações policiais. A capacidade da aeronave é para dois passageiros assistidos por um médico. O Graer, que tem base em Curitiba, possui um efetivo de 41 homens, frota aérea de seis aeronaves, sendo quatro helicópteros e dois aviões. Desde 2011, as aeronaves já auxiliaram no salvamento de mais de 1.000 pessoas. A primeira base descentralizada está sediada em Londrina, no Norte do Estado, que já realizou mais de 300 missões. O helicóptero do Graer tem um alcance de visão equivalente a 35 viaturas em solo, num raio de 30 minutos, podendo chegar a 150 quilômetros por hora.

Discursos políticos também tomam conta do cenário

A cerimônia que marcou a inauguração do Gaer em Guarapuava, também foi palco de manifestações políticas, afinal de contas o governador Beto Richa é candidato a reeleição nas eleições de outubro.
Ao contrário de outras inaugurações que tem acontecido em nossa cidade, nesta, o tom elevado em alguns momentos, também marcou o evento, a começar pelo secretário chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri, que fez questão de relembrar, que a proposta de Beto Richa, de instalar o Graer, na época em que era candidato ao governo estadual foi objeto de chacota e sarcasmo por parte dos seus adversários, colocando também que a administração anterior do governo estadual ficou marcada por muita bravata e pouca ação.

Também seguindo na mesma linha de discurso do seu pai, o prefeito Cesar Filho lembrou do fato mencionado e fez questão de ressaltar o apoio ao governador e candidato a reeleição Beto Richa. “Temos sido muito bem atendidos e respeitados pelo governo estadual e essa base do Graer é mais uma demonstração clara dessa atenção. O estado nos faz justiça, porque ficamos abandonados por gestões anteriores”, afirmou Cesar Filho.

No embalo, o governador Beto Richa ressaltou a importância do Graer para o Estado num todo e aproveitou para 'colocar na mesa' a questão dos pedágios no Paraná. “O governo anterior disse que iria acabar com os pedágios e agora se alia ao dono de dois pedágios, demonstrando total incoerência no que disse e no que está fazendo”, completou.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA