Haroldo Ferreira (PDT) será o candidato a vice de Gleisi Hoffmann

O imbróglio envolvendo a coligação majoritária de Gleisi Hoffmann (PT) foi encerrado no início da noite desta terça-feira (1º). Haroldo Ferreira, presidente em exercício do PDT, foi indicado como candidato a vice-governador e Ricardo Gomyde (PCdoB) será candidato ao Senado. A pré-candidatura de Jorge Bernardi (PDT) ao Senado foi cassada pela Executiva do próprio partido, para garantir a viabilidade da chapa. Agora, falta apenas decidir os candidatos a suplente de senador.
 
Haroldo Ferreira (em pé), durante reunião do PDT em Guarapuava (foto: Rogério Bibiano/Jornal Extra Guarapuava)

Os três partidos entraram em um impasse na noite de segunda-feira (30), prazo final para a homologação das coligações que disputarão as eleições de outubro. O PDT, aliado de primeira hora, contava com a indicação da vaga para o Senado. Na sexta-feira, a Executiva do partido fechou questão na pré-candidatura de Bernardi. Entretanto, no domingo, o PT ofereceu esta vaga a Gomyde, para tentar atrair o PCdoB para a coligação – os comunistas negociavam seu apoio com o candidato Roberto Requião (PMDB).

Na noite de segunda-feira, os pedetistas se reuniram e decidiram recusar a vaga de vice e exigir a candidatura de Bernardi senador – seja como candidato da coligação, seja como candidato avulso. Após reunião que durou até a madrugada, o PT recusou as duas propostas e garantiu Gomyde como candidato a senador.

No início da noite desta terça, o PDT voltou a se reunir. Em votação apertada, os membros da Executiva decidiram cassar a pré-candidatura de Bernardi – o vereador votou contra, mas disse que não pretende recorrer à Justiça da decisão. Depois, o grupo escolheu indicar o nome de Ferreira para a avaliação do PT.

Haroldo Ferreira é médico e presidente em exercício do PDT do Paraná. Foi secretário municipal de Saúde em Araucária e deputado estadual. Também presidiu o Conselho Regional de Secretários de Saúde da região metropolitana de Curitiba. é membro do Comitê Gestor do Programa Mais Médico no  Paraná.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA