Festa do divino está chegando ao fim

Há quase 700 anos a então rainha de Portugal, D. Isabel de Aragão, peregrinava o mundo levando a palavra do espírito santo e arrecadando donativos para os pobres. Tudo isso por causa de uma promessa que fez à terceira pessoa da divina trindade, pedindo a reconciliação entre o marido e o filho.
Com o passar dos anos a peregrinação foi transformada em comemoração, espalhando-se por todo o mundo, arrecadando fundos para a igreja e espalhando a palavra do 'divino'.
Assim surgiu a Festa do Divino, que tradicionalmente dura semanas e percorre várias comunidades, repetindo o que a rainha Isabel fez há muito tempo. A Paróquia Divino Espírito Santo, na Vila Bela, prepara atividades sobre a festa desde abril, e desde 1º de maio, até o último domingo (24), executou o cronograma da festa.
Alguns curiosos desapercebidos que passam pelo Vila Bela vêem um contingente de flâmulas vermelhas nos portões das casas sem saber o motivo. A bandeira é um dos símbolos do Divino, que fica postada em frente às casas que fazem doações ou recebem bênçãos no período da festa.
Também foram feitas romarias do Divino, folia do Divino, decenário do Divino, visita dos foliões do Divino nas casas sorteadas, entre outras. O objetivo da festa além de fortalecer a fé dos fieis, é angariar fundos para a construção da nova igreja matriz.
Neste final de semana (23 e 24) as comemorações chegam ao fim com show de prêmios. Fiéis e simpatizantes podem participar na própria igreja.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Festa do Trabalhador 2015 promete agitar o feriado em Guarapuava

A Prefeitura de Guarapuava, em parceria com as secretarias municipais e outras entidades, está preparando uma festa especial para os trabalhadores neste 1º de Maio. A partir das 8h, a população terá à disposição diversas atrações e serviços. "É uma festa para todas as famílias guarapuavanas que poderão participar de diversas atividades culturais, esportivas e recreativas”, comenta o secretário de Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur.

No local haverá feira de artesanatos e praça de alimentação coberta. Dentre as atividades, os destaques ficam por conta da tradicional pescaria, concurso "Acerte o peso do peixe" e Corrida Rústica, além de diversão para as crianças com brinquedos infláveis e recreação.

A pescaria no Parque do Lago estará liberada da 0h do dia 1º até as 18h. Para o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a expectativa é que tenha um bom público. “Os pescadores nos contam que conseguem ver os peixes maiores da ponte. No ano passado os peixes campeões foram de 12,340 quilos e 1,01 metros, para este ano é expectativa é grande e confiamos que esse número seja superado”, destaca.

A partir das 8h a barraca da Secretaria de Agricultura estará aberta para que os participantes, que quiserem participar do concurso, levem seus peixes para serem pesados e medidos. “Além de concorrer a duas categorias, do peixe mais pesado e do mais comprido, a população poderá ainda dar palpite sobre o peso de um peixe, que estará na barraca”, finaliza Vezzaro.

No palco principal, a partir das 13h, a população poderá se divertir com vários shows e premiações. "Será um dia de festa muito agradável no Parque do Lago", completa Sandro Abdanur.

Programação Cultural – Palco Principal

13h – Roni Santos

14h – Grupo Contemplação

15h – Premiações

16h – Celso Costa

17h – Apresentação de Hip Hop

Eventos esportivos no Dia do Trabalhador

Como parte da programação esportiva do feriado do 1º de maio, a Secretaria de Esportes e Recreação realiza a tradicional Corrida Rústica do Dia do Trabalhador que também acontecerá nesta sexta-feira (1º), com largada prevista para 9h, no Parque do Lago. As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esportes até o dia 30 de maio, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h e também no dia da corrida, no local da prova até 15 minutos antes da largada. As inscrições são gratuitas.

Para as outras atividades esportivas estão programas competições de vôlei de praia, basquete em trio, skate, futebol society e campeonato de truco, além da pescaria,  competições de dança de rua e atividades de recreação que ainda integram toda a programação da Festa do Trabalhador. As inscrições para todos os eventos são gratuitas.

Segue abaixo programação esportiva para o 1º de Maio no Parque do Lago:

8h30: Saída Caminhada da Saúde

8h30: Campeonato de Futebol Society – Sesc Guarapuava  (inscrições de 27 a 30 de abril na Secretaria de Esportes)

9h: Largada Corrida Rústica

9h: Torneio de vôlei de praia

9h às 18h: Brinquedos e atividades recreativas para crianças

10h: Campeonato de Skate

13h30: Competição Dança de Rua

14h: Basquete em Trio e Competição de Arremesso

14h: Campeonato de Truco – Sociedade Atalaia (inscrições no dia das 12h às 13h30)

Informações: (42) 3622-1052

Serviços oferecidos no Parque do Lago – Dia 1º de Maio:  

– Agência do Trabalhador: informações sobre vagas de emprego;
– Provopar e Projeto Arte e m Farinha: exposição e comercialização de produtos;
– Agência do Empreendedor: orientações sobre abertura de empresas e linhas de crédito para o microempreendedor individual (MEI);
– Procon: orientações sobre o direito do consumidor;
– Ouvidoria: central de sugestões e reclamações da Prefeitura de Guarapuava;
– Tenda Espaço da Mulher: manicure, maquiagem e orientações sobre as Políticas para as Mulheres;
– Barraca da Saúde: verificação de pressão arterial, glicose e orientação nutricional;
– Agricultura: concurso "Acerte o peso do Peixe" e cadastro para concurso do Peixe mais comprido e mais pesado;
– Assistência Social: informações sobre os programas PETI, ProJovem, Melhor Idade e CREAS, além de pintura facial para crianças e artes com bexigas.

About the author /


Extra


Fatal error: Cannot redeclare kopa_comment() (previously declared in /home/storage/6/2d/73/extraguarapuava/public_html/wp-content/themes/resolution/comments.php:50) in /home/storage/6/2d/73/extraguarapuava/public_html/wp-content/themes/resolution/comments.php on line 108