Eleitores paranaenses votam no candidato e não no partido, diz pesquisa

Maioria dos entrevistados não tem preferência partidária, na hora de votar

De acordo com uma pesquisa, feita pelo Instituto Veritá, a maioria dos eleitores, do Paraná, não mostra nenhum interesse em relação aos partidos político. Segundo o levantamento, divulgado na semana passada, 88,5% dos entrevistados afirmaram não ter qualquer preocupação com a sigla.

“Eu voto no candidato. Meu candidato é o “fulano de tal”, o partido dele (o …) não me interessa”, diz Cláudio Cavalcanti comerciante. Na hora de votar, Cavalcanti diz levar só o número daquele em quem vai votar. “O número do partido, eu não levo. Nem sei qual é, pra falar a verdade”, conclui.

Esse é o mesmo pensamento de muitos eleitores que conversaram com a reportagem do Extra. Assim como o comerciante, essa parte do eleitorado não olha a legenda na hora do voto. “Assim como tem corrupto em um partido, tem no outro também. Tem político honesto em um, tem político honesto no outro. Eu só vejo o candidato”, comenta o universitário Bruno Henrique.

Os dados da pesquisa Veritá mostram o PT como o partido que tem maior preferência entre os eleitores – são 47,7% de aprovação. O segundo na lista é o PSDB, com 18% da preferência, seguido do PMDB, com 17,7%, e PV com 4,1% da preferência. O curioso é que o segundo partido com maior número de filiados no Estado, o PP, não aparece na lista da pesquisa Veritá. Segundo o TSE, o PP teria 113.050 filiados – atrás apenas do PMDB, que tem 189.960 integrantes.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA