E agora, PC?

Na semana passada, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) confirmou que Paulo Cesar de Oliveira será o técnico da Seleção Brasileira de Futsal. O primeiro grande desafio do expereinte treinador será a Copa América, que acontece em setembro, na cidade de Foz do Iguaçu/PR. Mas, antes disso, PC deverá ter um desafio muito mais intenso, nos bastidores do mundo do futsal.
A CBFS vive uma crise sem precendetes em sua história, com contas reprovadas e com a saída de diversos patrocinadores. A Copa América, inclusive, seria disputada em março, mas a entidade não encontrou patrocinadores dispostos a 'bancar' o evento. Com isso, a escolha de Foz do Iguaçu, no começo deste mês, para sediar a competição, pegou muitos de surpresa.
Além disso, vários atletas já anunciaram que não servirão à Seleção caso sejam convocados. São os casos de Falcão, principal nome da modalidade, e jogadores dos maiores clubes do país, entre eles o Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal. Na página do 'Movimento Futsal Limpo e Para Todos' é possível encontrar vídeos de jogadores e da diretoria do time de Guarapuava, dando seu apoio ao boicote à Seleção Brasileira de Futsal.
O estopim para a revolta dos jogadores foi o eleição da CBFS, no final do mês de março. Marcos Madeira foi eleito como candidato único, se aliando a Louise Bedé, seu ex-opositor. A união dos dois grupos, que antes estavam em lados opostos, enfraqueceu a candidatura de Nilton Romão, que seria uma terceira via com a simpatia dos atletas. Sem forças, policiamente, Romão resolveu desistir da disputa, deixando o caminho livre para a vitória de Marcos Madeira.
Com toda esta turbulência interna, a contratação de PC de Oliveira foi uma tentativa de trazer credibilidade à nova Seleção Brasileira. Além de ser muito respeitado no mundo do futsal, PC teve uma passagem fantástica na Seleção, entre 2005 e 2009. Foram 133 jogos, com 149 vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Entre as principais conquistas estão um Mundial, uma Copa América, um Grand Prix e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007: “Dentro do perfil analisado, de vários nomes que surgiram, procuramos uma pessoa consistente, sólida, consagrada e sem questionamentos dentro do futsal. Acredito que conseguimos encaixar todas as características dentro do que foi escolhido,” afirmou Dárcio Castro, diretor de seleções da CBFS.
A pergunta que todos se fazem no momento é: será que a figura de PC de Oliveira será suficiente para fazer os jogadores voltarem para a Seleção Brasileira? Segundo o novo presidente da CBFS, Marco Madeira, o técnico não deve ter problemas para reunir os 'boleiros': “O PC é um técnico já consagrado no cenário do futsal. Ele vem para unir o futsal. Já estamos em contato com alguns jogadores, inclusive. O próprio PC de Oliveira já mantém contato com alguns atletas. Ele preenche todos os requisitos que buscávamos para o cargo”, afirmou dirigente.
Vale lembrar que, no início da temporada, PC e Oliveira comandou a equipe do Futsal Brasil Kirin/Sorocaba-SP, atual campeão da Liga Futsal, e que conta com vários 'selecionáveis', entre eles o próprio Falcão. Na época, PC alegou problemas familiares para deixar o cargo, pegando a diretoria sorocabana de surpresa.
E o que dizer do Guarapuava Futsal neste contexto? Apesar de já deixar bem clara a sua posição na página do 'Movimento Futsal Limpo e Para Todos', convocações deixariam o clube ainda mais em evidência para ganhar espaço e reconhecimento em nível nacional. Assim, neste momento, seria muito interessante se alguns atletas do atual líder da LNF fossem convocados.
Vai depender muito de qual linha de trabalho será adotada adotada por PC. Se ele tentará se aproximar dos 'medalhões' ou buscará uma renovação na equipe brasileira. E também como será a receptividade dos atletas que prometeram o boicote à seleção. Mas isso só o tempo dirá. Qualquer palpite é pura especulação.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

É hoje no Joaquinzão!

CAD enfrenta a INTELLI na primeira partida das quasrtas-de-final pela Liga Nacional

E o grande dia finalmente chegou. Hoje (3) a partir das 19 horas, no Ginásio Joaquim Prestes tem orGuarapuava Futsal enfrentando os atuais bicampeões da Liga Futsal, a tradicionalíssima Intelli, da cidade de Orlândia (SP), pelo primeiro jogo dos playoff's das quartas-de-final da principal competição do salonismo nacional.

Nesta fase, serão dois jogos (ida e volta). Vitória simples no jogo de ida, a equipe vencedora joga pelo empate no jogo de volta. Vitória de ambas as equipes em qualquer jogo, a equipe com melhor colocação na classificação – incluindo todas as fases – e que neste caso específico é a Intelli, joga pelo empate em uma prorrogação de 5 x 5 minutos. Empate nos dois jogos, e a equipe de melhor campanha, também joga por um empate na prorrogação.

No treinamento desta segunda-feira, o treinador Eduardo 'Baiano' Pacheco, fez um coletivo livre, orientando seus jogadores em determinadas etapas do mesmo. Os 'eleitos' de Baiano para o duelo ante os paulistas são os goleiros Danilo e Alê Falcone; os fixos PH, Giovanni e Vitor; os alas Danilo Baron, Deivão, Diego Fávero, Jamur, Felipinho e Biro e os pivôs Bruno Petry, André Maluko e Simi Saiotti.

Marquinhos (recuperando-se de lesão), Bisqui (também em recuperação) seguem ausentes. Harry, Alan e Guto, não estão relacionados por opção técnica e tática do treinador. Adeirton cumprindo suspensão pela expulsão no jogo diante do Floripa Futsal também está fora.

Do lado da Intelli/Orlândia a grande novidade deverá ser o retorno do experiente pivô Lukaian, recuperado de lesão, o atleta está em Guarapuava e deve estar entre os relacionados do treinador Cidão.

O jogo de hoje será o quarto das duas equipes na temporada. No primeiro jogo, na primeira fase da competição, o Poker Guarapuava Garden Shopping Óleo Leve Futsal venceu por 2 a 1, no 'Joaquinzão'. Na segunda fase, ambos caíram no mesmo grupo e por este motivo, enfrentaram-se duas vezes. Em Orlândia, os donos da casa venceram por 6 a 5, em um dos melhores jogos da Liga Futsal 2014. E há exatos sete dias atrás, a equipe orlandina conquistou uma nova vitória, desta feita por 4 a 3, em outro jogo sensacional. Com este retrospecto de grandes apresentações, a expectativa é de mais um grande jogo.

Os portões do Ginásio Joaquim Prestes serão abertos às 18 horas. O jogo começa as 19 horas com transmissão do Sportv e da Espn Brasil para todo o território nacional.

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa – CAD

About the author /


Extra


Fatal error: Cannot redeclare kopa_comment() (previously declared in /home/storage/6/2d/73/extraguarapuava/public_html/wp-content/themes/resolution/comments.php:50) in /home/storage/6/2d/73/extraguarapuava/public_html/wp-content/themes/resolution/comments.php on line 108