Crie novos hábitos

Creio que você já teve a oportunidade de assistir ou ler alguma matéria sobre pessoas que mudaram completamente o estilo de vida e passaram por transformações difíceis de acreditar. Pessoalmente, já conheci fumantes inveterados que após longas décadas, abandonaram esse vício e hoje não suportam sentir o cheiro da fumaça de um cigarro.

Pessoas com problemas de obesidade que comiam compulsivamente, perderam a auto-estima e estavam destruindo a saúde por algum motivo emocional, após alguns meses estarem totalmente irreconhecíveis, dispostas, ativas e tendo que refazer totalmente o seu guarda-roupa.

Alcoólatras que vagavam pelos bares e sarjetas da cidade, ébrios habituais que eram causa de vergonha para as famílias e peso para a sociedade, se tornarem pessoas distintas e de utilidade. Homens e mulheres que sempre conviveram com os fracassos profissionais e desacreditados, se tornando administradores bem sucedidos de suas próprias empresas.

Casais que viviam em conflitos, passarem a conviver em perfeita harmonia propiciando felicidade. Esses e outros exemplos de vida, não ocorrem por acaso. Basta acompanhar a rotina dessas pessoas no estado anterior e no estado atual e irá verificar que elas mudaram seus hábitos.

Todos nós convivemos diariamente com hábitos que estão arraigados ao nosso cérebro. Esse processo em que o cérebro converte uma sequência de ações em rotina automática é conhecido como “chunking” (agrupamento) e forma a base dos hábitos.

Existem dezenas ou até centenas desses agrupamentos comportamentais dos quais dependemos todos os dias, que vão desde ações simples como tomar um copo com água ao se levantar ou até coisas mais complexas, como fazer uma planilha contábil de uma empresa.

Na verdade, o que distingue as pessoas que falham e as pessoas que têm sucesso em várias áreas da vida, está na diferença de seus hábitos. Outro fato primordial, é que um hábito só pode ser substituído por outro hábito.

Essa realidade nos esclarece que se somos escravos dos nossos hábitos, precisamos ser escravos de bons hábitos, para que eles resultem em sucesso na nossa vida. É claro que mudar atitudes que estamos acostumados a praticar há muitos anos, não é uma tarefa fácil. Mas se esses atos estão nos prejudicando em algum sentido, e temos consciência disso, somos responsáveis pelas conseqüências e precisamos nos posicionar diante dessas situações.

Talvez você esteja passando por uma situação ruim e sentindo o gosto amargo do fracasso devido a rotina que está levando, mas a boa notícia é que você pode começar uma nova vida. Pode transformar a sua atual realidade através de mudanças e ajustes que precisam ser feitos. E o mais importante de tudo, é que essa mudança depende de você, da sua força de reação e do seu comprometimento consigo mesmo.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA