Copel coloca à disposição de seus consumidores serviços on line

Agência virtual é a primeira do gênero entre as empresas do setor elétrico

Consumidores que têm computador, celular ou tablet podem utilizar os canais virtuais da Copel e ter acesso aos serviços, sem precisar sair de casa e enfrentar fila.  Além da agência online, a primeira do gênero entre as empresas do setor elétrico, os canais de atendimento mais utilizados são chat de conversação, e-mail, aplicativo para aparelhos portáteis (Copel Mobile), torpedos de celular (SMS) e o autoatendimento pelo telefone.

A oferta de canais virtuais atende à estratégia da empresa para desafogar o atendimento telefônico personalizado e o atendimento pessoal nas agências. Dos oito canais, colocados à disposição do usuário, para entrar em contato com a Copel, seis são virtuais.

O aumento do número de aparelhos portáteis como celulares, smartphones e tablets, entre a população, é o principal motivo pela grande procura aos serviços online da empresa.

Em Guarapuava, universitários, que moram sozinhos, pretendem aderir a esta nova modalidade de atendimento. 'Agora, tô por conta própria. Não tenho mais meus pais para pagar minhas contas. E também não tenho tempo pra ficar indo em agência, porque estudo e trabalho ao mesmo tempo', diz o estudante Pedro Albuquerque.

Assim como Albuquerque, a Copel registrou, só nos últimos dois anos, uma migração significativa de clientes dos meios tradicionais, como agências e telefone, para canais virtuais, que oferecem maior agilidade para a solicitação e o acompanhamento de serviços.

Na comparação do primeiro semestre de 2012 com o primeiro semestre de 2014, enquanto as solicitações via call center caíram 15,74%, os serviços realizados pela Agência Virtual aumentaram 14,46%, e representam hoje o principal canal de atendimento da empresa, absorvendo 40% do total de solicitações.

Em 2012, foi lançado o aplicativo gratuito Copel Mobile para aparelhos portáteis, que atualmente oferece todos os principais serviços procurados pelos consumidores. 'Esse serviço é uma mão na roda. Tempos modernos. Enfrentar fila pra quê', comenta o estudante de administração George Luiz, que se declara um aficcionado por tecnologia. O estudante é tido como 'público-alvo' da empresa de energia paranaense.

A preferência por este canal deve-se, principalmente, à capacidade de memorizar o número da unidade consumidora no primeiro acesso, o que permite requerer serviços posteriormente mesmo sem o número em mãos. A procura pelo aplicativo cresceu quatro vezes, somente, nos últimos 12 meses.

No final do ano passado, a Copel deu mais um passo importante para a ampliação da oferta de serviços virtuais, ao criar a opção de recebimento da fatura de energia via e-mail.

A agência virtual é o canal de atendimento mais solicitado atualmente, à frente de agências físicas e call center. Os demais canais virtuais da Copel também apresentaram crescimento, com destaque para o SMS, com aumento de 253% na média mensal de solicitações em dois anos, e para o aplicativo Copel Mobile.
Mais informações, acesse: www.copel.com.


(Atendimento via internet evita que usuário saia de casa e enfrente filas. Foto: Luca Soares/ Jornal Extra Guarapuava)

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Copel é a melhor distribuidora de energia do Brasil, segundo consumidores

A Copel foi eleita a melhor distribuidora de energia do Brasil na avaliação de seus usuários. O anúncio foi feito na quinta-feira (17), durante a cerimônia de entrega do 16º Prêmio da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia (Abradee), realizada em Brasília.

Distribuidoras de todo o país concorreram à premiação em diferentes categorias. A Copel recebeu a maior nota no índice de satisfação da qualidade percebida (ISQP). Segundo o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe, o reconhecimento é resultado do investimento em relacionamento com o cliente.

O índice é calculado a partir de um questionário com mais de 70 perguntas. Cerca de dois mil consumidores de todo o Paraná avaliaram a empresa em cinco diferentes áreas de qualidade: fornecimento de energia, informação e comunicação, imagem da empresa, conta de luz, e atendimento ao consumidor. Desde o início do Prêmio Abradee, a Copel foi premiada 15 vezes em diferentes categorias.

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