Chuvas castigam e Guarapuava está em Estado de Emergência

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, após reunião com o secretariado na manhã deste domingo (08), decretou Estado de Emergência em Guarapuava devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde quinta-feira (05). Segundo dados do Simepar, no sábado (07) foram registrados 280mm de chuva, sendo que a média esperada para o mês todo de junho era de 163mm. A previsão é que a chuva só pare na quarta-feira (11). “Após levantamento de dados, decretamos Estado de Emergência em Guarapuava. Muitas famílias foram atingidas com o grande volume de chuvas. Além dos danos estruturais, ainda temos a situação da falta de água anunciada pela Sanepar”, declarou o prefeito Cesar Filho.

Equipes do plantão da Secretaria de Assistência Social e Desefa Civil atenderam famílias nos bairros São Vicente, Vila Carli, Vila Karen, Industrial, Xarquinho, Jardim das Américas, Vila Bela, Primavera, Bairro dos Estados, Paz e Bem, Concórdia, além da área rural na Vila Jordão.

SERVIÇO

O plantão da Secretaria de Assistência Social funciona através do telefone (42) 3623-7995. As doações podem ser entregues na Rua Senador Pinheiro Machado, nº 1075, Bairro Santana, próximo ao Corpo de Bombeiros. Outro local que também recebe diretamente as doações é no Salão Comunitário Domingos Sávio, na Rua Santos Dumont, s/n, Vila Carli. 

A Secretaria de Saúde também orienta para que as pessoas não entrem em áreas alagadas e se mantenham aquecidas. Quem precisar de remédios de uso contínuo deve retirar a medicação no Posto de Urgência e Emergência do Trianon.

Situação em Entre Rios

O Clube Asa Delta também está à disposição para atender emergências. De acordo com a Secretaria de Habitação, o nível de água nos rios próximos ao distrito ainda está muito alto e a colônia Vitória está com restrição de acesso para veículos leves. A comunidade de Pinhãozinho está isolada devido à queda de pontes.  

Falta de água em Guarapuava

Desde a meia noite, os guarapuavanos estão desabastecidos de água tratada. De acordo com a Sanepar, o Rio das Pedras, manancial que abastece Guarapuava, subiu acima do nível de captação. É necessário que a água da bacia baixe para que os técnicos possam fazer a limpeza e retomar o tratamento de água na estação. Por isso, o diretor da Sanepar em Guarapuava, João Edson de Lima, alerta que não existe uma previsão de quando isso será possível. “As pessoas devem usar água apenas para beber e para alimentação. É preciso economizar”.

Aulas na rede municipal e estadual de ensino estão suspensas

A Secretaria de Educação e Cultura informa que as atividades nas escolas e creches do município estão suspensas. Segundo o Núcleo Regional de Ensino, a medida é a mesma para todos os colégios estaduais.  Além dos problemas causados pelas chuvas, em especial a falta de água, a ação se justifica por algumas escolas estarem servindo como abrigos ou pontos de referência para atendimentos.

Corpo de bombeiros faz resgate aéreo

Equipes do corpo de bombeiros de Guarapuava trabalham no resgate aéreo de 20 pessoas que ficaram ilhadas no Jordão. O resgate será feito com dois helicópteros. Equipes das secretarias de Assistência Social e Saúde estarão de prontidão para fazer o atendimento emergencial aos resgatados. Outra equipe dos bombeiros se desloca para o Goioxim também para resgates.

Funcionamento nos Postos de Saúde

Confira abaixo o atendimento nos Postos de Saúde em Guarapuava:

UBS Paz e Bem – Atendimento normal

UBS Jardim das Américas – Não abre – Atendimento na UBS do Colibri

UBS Vila Bela – Não abre – Atendimento na UBS Vila Carli

UBS Vila Colibri – Atendimento normal

UBS Vila Carli – Atendimento normal

UBS Morro Alto – Não abre – Atendimento na UBS Araucária

UBS Adão Kaminski – Atendimento normal

UBS Residencial 2000 – Não abre – Atendimento na Igreja

UBS São Miguel – Atendimento normal

UBS Santana – Atendimento normal

UBS Rio das Pedras – Não abre – Atendimento na UBS Guará

UBS Guará – Atendimento normal            

UBS Jardim das Araucárias – Atendimento normal

UBS Concórdia – Não abre – Atendimento na UPA Batel

UBS Campo Velho – Não abre – Atendimento na UBS Boqueirão

UBS Boqueirão – Atendimento normal

UBS Planalto – Atendimento normal

UBS Santa Cruz – Atendimento normal

UBS Tancredo Neves – Atendimento normal

UBS Jordão – Não abre – Atendimento na UBS Santa Cruz

UBS Palmeirinha – Atendimento normal

UBS Pinheiros – Atendimento normal

UBS Dourados – Atendimento normal

UBS Primavera – Atendimento normal

UBS Feroz – Atendimento normal

UBS Bonsucesso – Não abre – Atendimento na UBS Recanto ou São Cristóvão

UBS Parque das Árvores – Atendimento normal

UBS São Cristovão – Atendimento normal

UBS Recanto Feliz – Atendimento normal

UBS Guairacá – Não abre – Atendimento na Urgência 24h do Trianon ou UPA Batel

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA