CHEGUE “AZUL” NO FINAL DO MÊS

Chegar ao dia 30 no vermelho, além de ser uma situação comum para muitos, pode se transformar em um círculo vicioso, no qual o tamanho do rombo no orçamento tende a crescer. O pior quadro ocorre quando a pessoa considera normal a situação de permanente descontrole financeiro. Reequilibrar o orçamento e fazer com que sobre dinheiro no fim do mês são situações factíveis para qualquer um. A retomada do controle das finanças pessoais requer mudança de comportamento, adequação de hábitos de consumo e aplicação de técnicas simples de gestão de recursos. Confira algumas dicas que ajudam a chegar ao dia 30 no azul.

° Listar as despesas
Para saber com exatidão o tamanho do rombo nas contas mensais, elabore uma lista detalhada de todas as despesas (fixas e eventuais) e seus respectivos valores. Calcule em quanto seus gastos superam suas receitas.

° Prioridades
A lista elaborada ajudará na definição de prioridades. Há aquelas despesas que são inadiáveis, tais como aluguel/prestação da casa própria, escola de filhos, alimentação, luz, gás, telefone etc. Além dessas, concentre esforços em não parcelar a fatura do cartão de crédito ou entrar no cheque especial, pois em ambos os casos os juros são altíssimos.

° Despesas variáveis
Cuidado com as despesas variáveis, tais como gasolina, salão de beleza, comer fora, cinema e viagens. Algumas delas podem ser simplesmente eliminadas, pelo menos até o orçamento se equilibrar novamente. Outras devem ser acompanhadas de perto. Monte planilhas com a evolução mensal dos gastos em cada item.

° Planeje as compras
Jamais compre por impulso. Só faça compras planejadas. Antes de adquirir o produto ou serviço, responda a três perguntas:
a) Preciso comprar agora?  b) Tenho recursos para comprar agora?   c) Posso adiar a compra?

° Pesquise preços
A internet dá ao consumidor a oportunidade de comparar preços sem sair de casa. Isso vale para qualquer produto ou serviço. A pesquisa sempre rende economia para o consumidor.

° Fundo de reserva
Após atingir o estágio de ver o dia 30 chegar e a conta bancária permanecer no azul, você deve criar um fundo de reserva, formado por receitas extras (13º salário, restituição do Imposto de renda, atividades secundárias etc). Ele funciona como garantia para qualquer situação emergencial e evita que o rombo no orçamento volte a ocorrer.

° 3 regras para o equilíbrio financeiro:
a) Jamais gaste tudo o que recebe     b) Jamais gaste mais do que receber           c) Jamais gaste antes de receber

Utilize as dicas e coloque seu orçamento em ordem!

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA