Brasileiro trabalha 151 dias só para pagar imposto, diz estudo


(Poucas pessoas sabem que há carga tributária em tudo. Foto: Luca Soares/ Jornal Extra Guarapuava)

O levantamento, chamado de “Dias Trabalhados Para Pagar Tributos”, feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), fez o cálculo de quantos dias o brasileiro tem que trabalhar só para pagar impostos, taxas e contribuições aos cofres públicos. São 151 dias, ou seja, cinco meses de trabalho.

Extra foi às ruas de Guarapuava para saber o que a população acha de ter que trabalhar tanto só para pagar imposto. A maioria dos entrevistados, pasmem, informou não conhecer o assunto tratado.

Informadas, por nossa reportagem, as pessoas ficaram surpresas ao saber o quanto se paga de impostos, em nosso país. 'Trabalhar cinco meses só pra pagamento de imposto, é um absurdo', diz Rosane Siqueira, servidora estadual. No caso da servidora, ainda, precisa fazer a declararação de renda, todo ano. 

'Não tem como deixar de pagar, também, né, já que não dá pra parar de trabalhar', argumenta o bancário aposentado e motorista Laudenor Corrêa. O que ele não sabe é que para não pagar 'os tributos ao rei', já que o imposto vem embutido em tudo que consumismo, só parando de respirar (e olha, lá). 'E pra onde esse dinheiro vai a gente não vê', acrescenta Corrêa

A quantidade de dias trabalhados se aproxima da Noruega, onde o cidadão destina 154 dias de trabalho, mas tem qualidade de vida melhor, como bem sabemos. Isso quer dizer que pagamos impostos de primeiro mundo e, em troca, temos serviços públicos de terceiro mundo.

De acordo com a pesquisa, o brasileiro deverá destinar 41,37% do seu rendimento bruto para pagar tributos, um percentual um pouco maior do que o do ano passado (41,10%). Em 2013, o trabalhador  brasileiro destinou 150 dias para ficar em dia com os fiscos federal, estaduais e municipal. Esse ano foi um dia a mais, ano que vem serão dois dias a mais, e assim vai…

O estudo, do IBPT, faz uma comparação com outros países que, também, têm altas cargas tributárias, porém, trabalham menos para pagar impostos.

No Brasil, trabalha-se mais do que tabalhadores de outros países como a Bélgica, onde a média é de 102 dias trabalhados; Hungria, onde são necessários 142 dias para o pagamento de impostos; a Alemanha, com 138 dias dedicados, exclusivamente, ao pagamento de tributos.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA