Bolo no Potinho de Vidro

Quem presta atenção nas vitrines das docerias, tem notado o surgimento de mais uma tendência moldada em açúcar. São as VERRINES, nome francês dado à forma de servir bolo disposto em camadas dentro dos potinhos de vidro.

Todos os elementos da receita ficam aparentes, o que dá um toque sofisticado ao mais comum dos doces, sejam os clássicos pavês, ou então bolos de brigadeiro ou de cenoura com chocolate. Bonito e muito prático, são muito usados em aniversários e após a festa o convidado pode levar o bolo para casa e comer mais tarde ou no dia seguinte.

Pensando nisso, que tal guardar alguns potes de vidro em casa e aproveitar os pedaços de bolo que sobram e evitando assim o desperdício? O recheio pode ser feito com ingredientes como  leite condensado cozido, creme pronto, mousse de maracujá, mousse de limão ou brigadeiro, ganache ou qualquer outro creme que você queira por exemplo, e o melhor você pode fazer uma massa básica para bolo ou usar aquelas massas de caixinhas prontas. Use sua criatividade, fazendo com os recheios e coberturas que  mais gostar.


Ingredientes:

1 bolo comum de caixinha (ou feito em casa mesmo) sabor de sua preferência
Calda para molhar o bolo (pode ser utilizado refrigerante guaraná, leite comum, leite de coco.
Recheio de sua preferência ( ganache, doce de leite, brigadeiro, creme, mousse, nutella, frutas)

Montagem:

Para montar o bolo de pote, corte a massa conforme o tamanho do potinho que será utilizado. Depois disso, coloque um pouco do recheio no fundo do pote, alterne com uma camada de bolo, uma camada de recheio e uma de massa, até completar o pote. Decore com chantilly, brigadeiro, confeitos ou o que mais sua criatividade permitir.

DICA: Não deixe os recheios tão grossos ( meio termo, nem tão grossa, nem tão liquida) assim  o bolo fica mais molhadinho, e mais gostoso.
A Ideia é muito bacana e serve como lembrancinhas de festas de aniversário ou para presentear alguém especial. E o legal é que você pode decorar  os potinhos com enfeites diversos, etiquetas, laços, fitas, pedaços de tecido e para finalizar coloque no potinho uma garfo ou colher amarrado com uma fita. Simples, bonito, prático e muito gostoso.