Aposentado pode corrigir IR para entrar no segundo lote

Layout do programa para Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, exercício 2014

Os aposentados e doentes graves que não entraram no primeiro lote do Imposto de Renda podem corrigir a declaração para tentar entrar no segundo lote de restituições.

De acordo com a própria supervisão do Imposto de Renda, esses contribuintes ainda têm chances de receber a grana extra no dia 15 do mês que vem, quando será pago mais um lote.

Idosos, doentes graves e deficientes têm a prioridade no recebimento da restituição. Assim, quem não entrou no primeiro lote pago pela Receita deve verificar se há pendências na declaração.

Para isso, será preciso verificar o extrato da declaração em www.receita.fazenda.gov.br .Veja no box como fazer a consulta.

Se o documento mostrar alguma pendência, o aposentado terá que enviar uma declaração retificadora, corrigindo apenas a informação com o problema que constar no extrato e sem alterar os demais dados.
O contribuinte deve lembrar que na retificação não será possível mudar a forma de tributação que havia sido escolhida no documento original. Ou seja, quem enviou uma declaração simplificada não poderá trocar pela completa, por exemplo. É importante também ter em mãos, o número de recibo da declaração. O prazo máximo para a declaração retificadora é de cinco anos, desde que a declaração não tenha caído na fiscalização. Porém, quanto antes for feita, maiores são as possibilidades de o aposentado entrar nos próximos lotes. Os lotes regulares da restituição seguem até dezembro.

O prazo para receber a restituição conta da data da entrega da nova declaração e a grana cai na conta informada no documento.

Primeiro lote
A Receita pagou, no último dia 16, o primeiro lote de restituição do IR. Ao todo 1.275.541 de idosos e 85.487 de contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave receberam a grana extra.
Foram liberados, no total, R$2 bilhões em restituição, que incluem as declarações deste ano e as malhas finas de 2008 a 2013.

Veja o que fazer

1 – Abra o programa de declaração do IR de 2014 instalado em seu computador
2 – Na ficha “Identificação do Contribuinte”, escolha “Declaração Retificadora” para responder a pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer?”
3 – Informe o número do recibo da declaração enviada neste ano
4 – Corrija as informações necessárias.
5 – Clique em “Verificar Pendências”
6 – Corrija as pendências que houver

 


(Layout do programa para Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, exercício 2014. Foto: Divulgação)

 

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA