Alguns ajustes

Na última semana, a equipe do Poker/Óleo Leve/Guarapuava Futsal disputou seus primeiros jogos na temporada 2015. O clube disputou a 40ª edição do Torneio de Verão, em Rio do Sul-SC. Na ocasião, o time guarapuavano representou o município de Lontras-SC, que tradicionalmente disputa o torneio. A campanha teve duas vitórias, uma derrota e uma empate, que renderam ao Guarapuava Futsal a terceira colocação.

O campeão do torneio foi a Assoeva-RS, que eliminou os guarapuavanos na fase semifinal: empate em 2×2 e vitória dos gaúchos, nos pênaltis, por 5×4. Apesar da eliminação, pode-se dizer que este foi o melhor jogo do time guarapuavano na competição. A equipe reclamou bastante de um pênalti não marcado e algumas inversões de faltas. O ataque perdeu várias chances de gols, o que poderia ter mudado a história do jogo e do torneio.

A única derrota no torneio foi justamente para o maior rival, o Cascavel Futsal, que ficou com o segundo lugar no torneio. As duas equipes se encontraram na última rodada da primeira fase e os cascavelenses venceram por 2×1. Nesta partida o ataque também saiu devendo: o Guarapuava dominou as ações, principalmente na segunda etapa, mas as oportunidades perdidas garantiam aos rivais a vitória e a liderança do grupo.

As duas partidas mais tranquilas foram as primeiras no torneio, nas vitórias sobre Rio do Sul-SC (5×3) e Joaçaba-SC (4×2). Nos dois jogos, a superioridade de equipe de Guarapuava foi evidente tanto física, quanto tecnicamente. No entanto, nas duas partidas, o time perdeu foco e permitiu reações dos adversários, especialmente no segundo tempo.

A convicção que ficou deste torneio é que muito trabalho ainda terá de ser feito para que o time retome o mesmo ritmo do final da temporada passada. Apesar de boa parte da base do ano passado ter continuado na cidade, vários jogadores chegaram e é natural que o entrosamento venha aos poucos. Assim, a semana deve ser voltada à correção de erros e para melhorar o entrosamento.

O primeiro jogo no Joaquinzão deve acontecer no Torneio dos Campeões da FPFS, entre 10 e 14 deste mês (com presença de equipes como Cascavel, Copagril, Umuarama e Caramuru/Castro), mas também existe a possibilidade de que seja marcado um amistoso para antes desta competição, para melhorar o ritmo de jogo e também para apresentar a nova equipe à torcida, antes de uma competição oficial.

Vale lembrar que, apesar de se tratar uma competição oficial, o Torneio dos Campeões deverá ser uma espécie de treino de luxo em preparação para a Taça Brasil de Clubes, de 24 a 28 de março, em Jaraguá-SC, competição considerada como principal objetivo do clubes neste primeiro semestre. Logo depois, a equipe se concentra nas disputas da Chave Ouro e Liga Futsal, que se estenderão até o final do segundo semestre.