ADMINISTRE MELHOR O SEU TEMPO

Você já percebeu que estamos sempre tentando transformar os nossos dias em prazos maiores do que 24 horas? Temos relógios para contar as horas e os minutos, fazemos agendas para visualizar nossos compromissos, temos calendários para localizar em que dia estamos ou quanto tempo falta para uma data especial, mas na verdade sempre reclamamos que estamos sem tempo e não conseguimos concluir algumas tarefas em tempo hábil.  A nossa geração vive numa rotina frenética e por mais tecnologia que temos à disposição, parece que quanto mais o tempo passa, mais o tempo fica curto.
É necessária uma organização para que seu cotidiano não se torne engessado, mas para trazer mais tranquilidade e mais tempo para se dedicar ao que é realmente importante e, por consequência, conquistar mais qualidade de vida. Então, compartilho com vocês uma dica prática e simples para dimensionar e administrar melhor seu tempo, vendo o todo e as partes:
Use o calendário anual
Costumamos ter alguns compromissos mensais e até anuais, não é verdade? Uma prova marcada com antecedência, festas e eventos, contas a pagar ou o aniversário de alguém. Para visualizar melhor seus compromissos, faça ou compre um calendário com espaço para escrever, como uma planilha, onde você possa registrar os compromissos básicos mensais. Para o calendário funcionar de verdade, no entanto, não basta só escrever, é preciso consultar e tê-lo sempre à vista. Assim você vai ter a visão do todo.
Planejamento semanal
Faça isso antes de começar a semana. Precisamos visualizar esse panorama dos compromissos semanais para ter noção das metas a atingir, como reorganizar o tempo em caso de imprevistos, e saber em quais blocos de tempo existem brechas para encaixar novos compromissos e até para merecidas pausas. Ver a semana inteira faz muita diferença!
Projeto do dia
O registro diário é a organização imediata do tempo, definindo o que é necessário fazer hoje mesmo. Também aqui, na organização diária, veja o todo e as partes. Registre uma determinada tarefa e as ações relacionadas a ela. Por exemplo:
10h – Reunião com a equipe de trabalho
Ações:
• Solicitar relatório de vendas semanal
• Checar se os materiais estão todos disponíveis
Dessa maneira, você se prepara melhor, organizando o antes, o durante e o depois, tendo uma visão muito mais palpável do seu tempo.
No início isso vai exigir de você algum tempo? Sim, vai. Você vai precisar inicialmente dedicar pelo menos 30 minutos para fazer a sua agenda semanal. Depois, com o tempo, isso se torna habitual e com certeza, o tempo que você ganhará com esse planejamento vai ser muito maior e com muito mais qualidade. Vale a pena se organizar para aproveitar melhor o seu tempo.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA