Bombeiros de Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Pitanga participam de capacitação

Foto: Assessoria

O treinamento de Salvamento em Águas Rápidas (Sarp) foi realizado nos municípios de Guarapuava e Foz do Jordão

Durante a semana do dia 18 ao dia 21 de setembro ocorreu a capacitação de 14 Bombeiros Militares para atuarem em ocorrências envolvendo salvamentos em águas rápidas. Ocorrências estas que em vários anos consecutivos tem atingido todo o Paraná e em especial a região de Guarapuava, local onde encontra-se sediado o Comando do 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente (5º SGBI).

A equipe foi composta por Bombeiros de Guarapuava, Pitanga e Laranjeiras do Sul, sendo que o treinamento de Salvamento em Águas Rápidas conhecido como SARP foi realizado nos municípios de Guarapuava e Foz do Jordão sendo composto por aulas teórico-práticas, abrangendo atividades em locais com fortes correntezas.

Durante o treinamento os alunos adquiriram conhecimentos que envolvem técnicas de salvamento em águas rápidas, operações com embarcações, utilização de equipamento de proteção individual e participaram de vários simulados que buscaram reproduzir as principais ocorrências que poderão ocorrer nos períodos de enchentes.

O objetivo do treinamento é atender o decreto Estadual 7337/2017 que consiste na reunião, organização e direcionamento de recursos materiais e humanos suplementares para fazer frente aos incidentes que extrapolem a capacidade de resposta de instituições locais em qualquer ponto do estado.

Após o encerramento do curso que aconteceu no dia 21 de setembro de 2017, o 5º SGBI conta com uma Viatura de SARP para pronto emprego com recursos materiais e equipe especializada com 14 Bombeiros Militares.

Com o término do ciclo de treinamento, o grupo formado permanecerá em regime de sobreaviso, cumprindo seus afazeres normais na corporação, porém disponíveis para eventuais acionamentos em qualquer área do 5° SGBI e do Estado do Paraná.

Tagged with:     , , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA