Saúde alerta para queda de 25% nas doações de sangue no inverno

O Hemepar pede por mais doadores nesse período

A Secretaria de Estado da Saúde alerta para a redução do número de doações de sangue no inverno, que inicia no dia 21 deste mês. Segundo dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), 152 mil bolsas de sangue foram coletadas em 2016 – sendo que no verão foram 49,6 mil e no inverno 37,7 mil, uma diminuição de aproximadamente 24%.

“Convidamos a todos para contribuir neste período mais crítico. O sangue tem prazo de validade e, por isso, precisa ser reposto todos os dias”, destacou o diretor do Hemepar, Paulo Hatschabach. “Com doadores fiéis conseguiremos ter sempre a quantidade de sangue ideal para atender a nossa população nos momentos mais críticos” explica.

NESTE ANO

Em 2017, até agora, o Hemepar já registrou a coleta de 62,8 mil bolsas de sangue. A instituição é responsável por 86,7% do estoque da rede pública de sangue, abastecendo 384 hospitais públicos e filantrópicos.

Uma das pessoas que torna isso possível é Luciléia Rodrigues Nascimento, curitibana que doa regularmente há cerca de 10 anos. “A gente tem que ajudar o próximo. Doando sangue eu sei que estou ajudando a salvar vidas. Há algum tempo minha irmã precisou de transfusões e eu senti na pele como a doação é necessária. Em qualquer época do ano as pessoas deveriam vir doar”, enfatizou.

 

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA