Programa Melhor em Casa completa 3 anos de atuação

Durante esse período, a equipe tem proporcionado assistência médica de qualidade no lar dos guarapuavanos

Levar atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes, reduzir o tempo de internamento e desafogar os leitos dos hospitais são alguns dos objetivos de uma boa gestão em saúde. Guarapuava têm sido exemplo neste cenário.

O programa Melhor em Casa, implantado pela Prefeitura Municipal, está completando 3 anos de atuação esse mês e com o apoio do Ministério da Saúde, nasceu com o objetivo de levar atendimento especializado para a residência dos guarapuavanos.

“Nossa equipe tem o objetivo de levar ações de promoção à saúde, tratamento e reabilitação do paciente. Além dos benefícios para o paciente, também ajudamos a reduzir as filas nos hospitais, uma vez que ao prestar assistências nos lares, estamos abrindo vagas para que outros pacientes sejam atendidos”, diz a fisioterapeuta e coordenadora do programa, Adriana Virgínia de Paula.

O Melhor em Casa atende pessoas com necessidade de reabilitação motora, acidentados, idosos, pacientes crônicos sem agravamento, pacientes oncológicos ou em situação pós-cirúrgica. Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar contemplada por um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e psicólogo, e claro, motoristas para levar a equipe até o lar dos pacientes.

Os profissionais atuam de segunda a segunda, 12 horas por dia, inclusive nos feriados. Ao longo dos 3 anos de programa, mais de 500 pacientes já foram beneficiados. De acordo com Adriana, a equipe trabalha motivada e com amor. “O nosso trabalho é muito gratificante, por isso é realizado com muita dedicação. Nós levamos qualidade de vida enquanto ainda há vida”, enfatiza.

Além do atendimento disponibilizado pela equipe, o cuidador (familiar responsável pelo paciente) recebe orientações e acompanhamento psicológico, e a família recebe assistência social.

O programa funciona integrado às Redes de Atenção à Saúde, às Unidades Básicas de Saúde, emergências e hospitais. Os pacientes do Melhor em Casa chegam ao programa através de encaminhamento e ficam internadas em domicílio até receberem alta médica, que varia para cada caso. Todos recebem medicação e tratamento necessários. A sede do programa fica na rua Benjamin Constant, n° 16, Centro. Mais informações pelo telefone (42) 3622-1368.

 

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA