Os benefícios do Kefir para a saúde

Foto: Divulgação

Probiótico tem entre seus vários benefícios a função de regulador intestinal e ainda auxilia no emagrecimento

Pouco conhecido no Brasil, o Kefir é um probiótico natural responsável por aumentar a quantidade de bactérias benéficas no organismo e diminuir as que podem causar doenças. A partir de seus grãos, é produzida uma bebida cremosa, parecida com o iogurte, que é utilizada há séculos na Europa e na Ásia.

O que é

É uma bebida produzida a partir de grãos, que são uma colônia de microrganismos vivos benéficos ao intestino. Ele pode ser ingerido in natura ou usado pra fazer pães, vitaminas, patês, sobremesas. É cremoso e o sabor, agridoce, mas pode ser muito ácido se ficar mais de 24 horas fermentando”, completa.

Como e onde encontrar

Os grãos de kefir são tradicionalmente doados, pois se multiplicam cada vez que passam pelo processo de fermentação. No Brasil, existem grupos no Facebook, como o Kefir – Doações e Receitas, com mais de 23 mil integrantes, que fazem doações. Em Laranjeiras do Sul se alguém tiver interesse nos grãos deve entrar em contato no telefone (42) 3635- 5543.

Aliado da boa forma

De acordo com as especialistas, associado a uma alimentação saudável e balanceada, o consumo regular de kefir ajuda a perder peso. Isso porque, faz um detox no organismo, promove saciedade.

tem poucas caloria, equilibra e regula a flora intestinal e  também acelera o metabolismo.

Serli Santos, moradora de Laranjeiras do Sul, conta que toma o probiótico há cerca de 2 meses e vem obtendo grandes resultados.

“A partir do momento que recebi uma ”muda” de uma amiga, sempre reparto com conhecidos e colegas pois eles se reproduzem muito rápido, as vezes tendo que jogar fora. Tomo ele todo dia a noite, que para mim serve como jantar, tirando a fome de outros alimentos, assim também me ajudando no emagrecimento, sempre faço uso acompanhado de frutas e cereais”, relata Serli.

 

Cuidados

Guarde os grãos em vidro ou plástico (lavado com água fervida) com um pouco de leite na geladeira por até 5 dias.

No freezer, eles duram até dois anos.

Lave os grãos com água mineral antes e depois de utilizar.

Pra fermentar, deixe no armário ou no forno (desligado).

Pra descongelar, mantenha o Kefir na geladeira por 24 horas.

 

Receita básica do kefir

Ingredientes

3 colheres (sopa) de grãos kefir

1 litro de água (você pode substituir a água pela mesma quantidade de leite – sempre em temperatura ambiente, pois o leite quente pode matar o kefir)

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o líquido que você escolher e os grãos. Tampe e deixe a mistura fermentar de 18 a 24 horas em temperatura ambiente. Depois, basta peneirar para separar o líquido dos grãos, que podem ser reaproveitados para produzir um novo kefir. O ideal é colocar a bebida na geladeira e ingerir em até três dias. Ela também pode ficar no freezer por seis meses. Se você optar por usar água, acrescente 2 colheres (chá) de açúcar mascavo antes de colocar os grãos para fermentar.

 

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA