Mantenha seu coração sempre saudável

Foto: Reprodução

Conheça os principais fatores que levam a pressão alta e saiba como prevenir e controlar esse problema

 Nosso coração é uma máquina que bombeia sangue para o corpo. A força dele para executar essa tarefa é chamada pressão arterial. Se essa pressão for maior do que 13 por 8,5 indica pressão alta. Além dessa fronteira, significa que o coração está fazendo muita força para mandar o sangue para o corpo porque o líquido encontra dificuldades em circular. O problema é grave e, se não for controlado, pode ser fatal.

A pressão alta atinge aproximadamente 30 milhões de brasileiros, e dados indicam que a metade dessa população nem suspeita da doença. De acordo com o cardiologista Stefan Negrão, a hipertensão não tem causa definida, mas existem fatores que podem ser determinantes para que o indivíduo venha a desenvolver a doença. São alguns deles:

– Estar acima do peso. A obesidade aumenta (e muito) a pressão;
– Falta de hábitos alimentares saudáveis;
– Sal em excesso na alimentação;
– Estresse;
– Ingerir muita bebida alcoólica;
– Sedentarismo;
– Falta de exercícios físicos;
– Menopausa, no caso de algumas mulheres;
– Histórico familiar.

Porém, é importante ressaltar que muitas pessoas podem apresentar tais fatores, mas ainda assim não serem hipertensas. “A pressão alta é um grande mal, e não apresenta sintomas. Geralmente os primeiros sintomas já virão através de infartos, derrames. E se não controlada, a hipertensão pode levar a insuficiência renal” alerta o cardiologista.

Devido a isso, é imprescindível que pessoas acima dos 40 anos verifiquem sua pressão de forma contínua, e sempre que houver alterações é preciso que procurem um médico.
A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento, e de acordo com Stefan, a maioria dos hipertensos precisa de acompanhamento médico, e precisa tomar medicamento – às vezes, pelo resto da vida.

Além do tratamento medicamentoso, existem outras medidas que podem ser essenciais para manter a pressão controlada e evitar problemas maiores no futuro. Segundo o cardiologista, é necessário que o hipertenso evite bebidas alcoólicas, e que principalmente mude seus hábitos alimentares, começando pela diminuição de sal na comida e evitando alimentos gordurosos. É necessário que também se pratique atividades que diminuam o estresse, como: yoga, massagens, acupuntura, exercícios físicos, caminhadas. Ou até mesmo a prática de atividades do dia-a-dia que façam bem ao indivíduo podem ser importantíssimas, como cuidar do jardim de casa, lavar seu carro, assistir a um filme em família ou ler um livro agradável.

Mudanças de hábitos e atitudes simples, porém saudáveis, são capazes de controlar sua pressão e lhe dar mais qualidade de vida. Como resultado, seu coração agradece.

 

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA