Lei Berenice Piana garante direitos de crianças com autismo

Divulgação

O tema foi discussão em audiência na Assembleia Legislativa do Estado

Recentemente houve a aprovação da Lei Federal nº 12.764/2012, “Lei Berenice Piana” que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma doença que pode ter muitos níveis, dos quais, afetam de forma significativa a capacidade de interação social, as habilidades de comunicação, e comportamentos na sociais.

A psicóloga Amanda Bueno dos Santos explica que todos os casos de autismo são classificados segundo níveis de necessidade de apoio especial. “Para o indivíduo ser diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista é preciso observar sintomas como a dificuldade do uso da comunicação para a socialização. Muitas vezes há crianças e adolescentes que têm capacidade de emitir sons em forma de palavras, mas não usam esta habilidade para se comunicar”, afirma.

Muito ainda precisa ser discutido sobre o assunto, que ainda é tabu para algumas pessoas. No início deste mês a Deputada Estadual Cristina Silvestri, esteve em uma audiência na Assembleia Legislativa, onde defendeu a bandeira da conscientização e a necessidade de sensibilização da sociedade civil e dos gestores públicos para a questão.

“A ONU estima que 1% da população mundial tem autismo. Apesar da elevada incidência o autismo é pouco debatido o que faz com que esse evento possa abrir novas portas para a discussão do tema em nossa cidade”, advertiu a parlamentar paranaense.

Divulgação

Divulgação

Em Guarapuava

Desde agosto do ano passado, a Prefeitura de Guarapuava disponibilizou uma equipe multidisciplinar para atuar na Escola São José, capacitando profissionais da educação, saúde e a criação de uma escola de pais, que orienta a família no tratamento da criança e seu convívio familiar.

As crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), agora recebem melhores condições e apoio para se inserirem na sociedade. Os pais podem contar com o apoio de profissionais capacitados na área, fora o fato de poderem dividir experiências com outras famílias.

Para mais informações sobre como receber atendimento e apoio, a crianças com TEA, entre em contato com a Escola Municipal São José, em Guarapuava, ou pelo telefone: (42) 3621-4621

Tagged with:     , , , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA