Homens morrem por negligência

 

Obesidade, hipertensão, diabetes e câncer de próstata em estágio avançado. Estas são algumas das enfermidades agravadas por falta de prevenção. Isto porque homens são geralmente turrões, resistentes ao contato médico. E olha que as doenças citadas no começo são facilmente contornadas com cuidados preventivos simples.

Rita Ribeiro Cebulski, responsável pela divisão de atenção primária da Secretaria de Saúde, avisa que neste mês as unidades de saúde terão atividades diferenciadas voltadas para o público masculino. “A mulher se previne mais. Já o homem, só procura atendimento médico quando tem algum sintoma”, alerta Cebulski.

Por isso será feito um chamamento, no boca a boca e direto em empresas da cidade, para que os sejam feitas prevenções. Não terá nada de novo nas unidades de saúde, mas terá tudo o que os homens precisam fazer e acabam deixando de lado. A data é um incentivo.

No Xarquinho s atividades vão de 3 à 8 de agosto, já nos outros territórios (Bonsucesso, Morro Alto, Boqueirão e Vila Carli) o reforço na campanha será de 24 à 28 de agosto. No sábado, dia 8, a ESF Dourados abre em horário especial, das 8 às 17 horas, para oferecer uma alternativa à quem trabalha. E mais horários estão sendo atualizados, conforme as unidades organizam suas equipes e se programam para receber o público masculino.

Não somente neste período, empresas podem agendar uma palestra para seus funcionários na unidade de saúde mais próxima. Toda a população pode, e deve, se informar na unidade de saúde mais próxima sobre os horários de atendimento neste mês e correr para fazer um check-up.

O exame vilão

A prevenção contra o câncer de próstata é um dos maiores desafios da saúde pública. Não por que não tenham médicos ou estrutura, mas por que o homem simplesmente não faz os exames necessários para detectar o problema em estágio inicial.

Isso que o exame de toque agora só é feito caso os exames de sangue apresentem alguma alteração. E quem tem histórico de câncer na família deve se preocupar um pouco mais cedo, a partir dos 40 anos – 45 se não for o caso.

 Doenças mais comuns

– As doenças do coração não dão sinais em 50% dos casos. Muitas vezes já aparece como um infarto. As doenças cérebro-vasculares estão ligadas às do coração, já que ambas são atreladas à prevenção da aterosclerose (gordura nas artérias), pressão alta, obesidade e diabetes.

– O tabaco é um dos maiores causadores de enfermidades, e como a maior parte dos fumantes é do sexo masculino, é mais um ponto para tomar cuidado, evitar ou eliminar completamente de sua vida. A partir do fumo podem surgir complicações em casos de pneumonia, por exemplo.

– Tomar uma cervejinha com os amigos, vendo uma partida de futebol é o melhor programa para muitos. Mas tudo deve ser levado em moderação. O abuso no consumo, além dos riscos de cirrose, é um dos principais causadores de depressão no homem.

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA