Carnaval também requer cuidados especiais com a pele

Imagem ilustrativa

Higiene, alimentação, hidratação e proteção devem ser prioridades inclusive durante o período do carnaval. “Nesta época do ano as pessoas se expõem mais ao sol e intensificam os riscos de lesões, manchas e alergias, além de aumentar a probabilidade de câncer de pele”, alerta a médica Alessandra Zeve de Lima, dermatologista do Hospital VITA, em Curitiba. Por isso, é preciso manter alguns cuidados:

Higiene

“E importante para a saúde da pele mantê-la limpa”, destaca a dermatologista. O acúmulo de poluentes e oleosidade leva a oclusão dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento da pele. O produto ideal deve ser escolhido de acordo com o tipo da pele.

A médica explica ainda que no verão, devido ao calor, aumenta a oleosidade da pele, o que exige uma higienização mais frequente. Além disso, é preciso cuidar também com a temperatura da água, que deve ser fria ou morna.

Hidratação

A hidratação mantém a integridade da camada da pele que protege contra as agressões do meio externo. O produto deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele e a região em que será aplicado. A ingestão de água também é importante para uma pele bem hidratada. “Nesta época do ano deve-se redobrar esse cuidado: usar um bom hidratante diário e aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, suco de frutas e água de coco” destaca a médica.

Alimentação

Alessandra explica que alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol provoca na pele. A dica é ingerir alimentos ricos em caroteno, com ação antioxidante. A substância é encontrada em frutas e legumes de cor alaranjada ou vermelha, como cenoura e abóbora.

Fotoproteção

O uso de filtro solar diário é importante durante o ano todo, mas no verão é o momento de intensificar o seu uso, já que a radiação ultravioleta incide com maior intensidade aumentando o risco de queimaduras, manchas e até mesmo câncer de pele. “O produto precisa proteger contra raios UVA e UVB e deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado de duas em duas horas, ou após entrar na água ou transpirar em excesso. Além disso, deve-se evitar a exposição solar no horário das 10 às  16h”, alerta a especialista.

Roupas e acessórios

Além do filtro solar, o uso de chapéus, óculos de sol e roupas apropriadas com fotoproteção ajudam na prevenção de dano solar.

Frutas cítricas

Limão, laranja e outros alimentos cítricos são responsáveis por causar manchas e até queimaduras. Por isso, ao manusear essas frutas é necessário cuidar para que o suco não respingue na pele. “Caso isso ocorra, deve-se lavar bem a área e passar filtro solar”, destaca a dermatologista.

 

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA