Bloqueio Criativo: O vilão que revela sinais para a evolução do pensamento

FOTO: Noeli Almeida

Trabalhar com a criação de ideias, o planejamento e a execução de projetos são situações que requerem tempo e concentração. Mas nem sempre essas etapas são articuladas de maneira espontânea, às vezes determinadas situações contribuem para tornar esse processo mais lento do que o imaginado e para evitar a frustração desnecessária é preciso ter clareza de que qualquer pessoa está propensa a ter momentos de baixa produtividade intelectual.

Seja qual for a motivação para que isso ocorra, a verdade é que com a falta de rendimento para desempenhar atividades que exigem a criatividade é possível identificar um problema de nome pouco conhecido pela população mas um drama real para muitas pessoas, o bloqueio criativo.

Sentar diante da tela do computador, ter uma caneta e um papel a frente e o pensamento travado. Essa pode ser uma situação capaz de incomodar qualquer um, principalmente se esse problema atrapalhar a rotina de trabalho.

Como identificar o bloqueio criativo

O bloqueio criativo pode se manifestar de maneiras distintas e variar de pessoa para pessoa dependendo da subjetividade de cada um, como explica o psicoterapeuta Derick Sulivan Laureano. “Para que nós possamos entender o bloqueio criativo, a primeira coisa que precisamos ter em mente é que cada pessoa tem um processo criativo diferente. Não podemos generalizar o processo criativo como uma coisa única”.

Compreender como esse fato ocorre pode apontar possibilidades para romper com essas barreiras que não permitem a continuidade ou conclusão de uma ideia ou pensamento. O psicoterapeuta alerta para as formas com que o bloqueio se estabelece. “O processo criativo tem três momentos. O primeiro é a decisão ou inspiração é quando a pessoa vai gestar aquela ideia ou aquele projeto na sua mente. O segundo momento é quando o bloqueio que é a dificuldade no processo criativo e o terceiro é a realização quando a pessoa vai concretizar aquela ideia”.

Para o psicoterapeuta no próprio fator que gerou o bloqueio pode ser a chave para sair do bloqueio. Esse pode ser um indicativo “ Se aquilo está gerando dificuldade no trabalho significa que é algo que a pessoa precisa superar para encontrar um novo nível de criação”.

Dicas para evitar o bloqueio criativo

– Faça pausas no trabalho;

-Encontre atividades que possam distrair a mente como praticar esportes;

– Evite o desespero no próximo trabalho.

– Converse;

-Tenha uma vida social ativa.

 

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA