A importância do exercício físico para a saúde

Foto: Divulgação

A prática de exercícios físicos envolve muito mais que estética, uma vez que são inúmeros os benefícios proporcionados a quem pratica algum tipo de atividade.

Algumas pesquisas revelam que a prática de exercícios eleva o nível de alguns neurotransmissores no cérebro, responsáveis pelo nosso humor. Além de aumentar a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e baixa o hormônio do stress. Estas mudanças, na mente e no corpo, podem melhorar a ansiedade, depressão, nervosismo e autoconfiança, melhorando assim o humor.

Os exercícios físicos podem ser agradáveis e não precisam ser tediosos. Algumas combinações podem tornar a prática de exercícios bem mais prazerosa que se imagina, como se exercitar acompanhado de um amigo, atividades diversas e em grupo.

BEM ESTAR

A atividade física consiste no gasto da nossa energia para a movimentação do corpo ao realizar algum exercício, seja ele em grupo ou individual. Já foram comprovados vários benefícios relacionados ao hábito de praticar quaisquer exercício físico. Nos dias atuais, há muitos pessoas que costumam fazer exercícios pelo bem estar, pela vaidade de ter um corpo bonito, pelo bem à saúde ou, até mesmo, para conquistar campeonatos esportivos.

BENEFÍCIOS

Os benefícios são, basicamente, fortalecimentos de ossos e articulações, enrijecimento dos músculos, maior flexibilidade, ajuda a perder as gorduras do corpo (impedindo a obesidade), diminuição do colesterol e aumenta o colesterol bom, melhora o diabetes, auxilia na prevenção de inúmeras doenças (como o infarto, derrame cerebral e problemas cardíacos), ajuda no desenvolvimento das habilidades psicomotoras (no caso das crianças), regulação das substâncias do sistema nervoso, diminuição do estresse, melhora no fluxo de sangue ao cérebro, redução da ansiedade, enfim, além de prevenir todos esses problemas, também ajuda na recuperação de depressão e autoestima, que são muito comuns na sociedade.

A escolha da atividade física deve ser feita pelo próprio praticante, pois depende da preferência da pessoa, sentir prazer ao realizá-la é essencial para a continuidade do exercício. Certas atividades exigem algumas habilidades específicas que geralmente são obtidas com o tempo e conforme o seu ritmo, que deve começar com exercícios mais leves para não agredir o corpo. As lesões devido à prática da maioria dos exercícios são consequências que podem ocorrer em qualquer pessoa, por isso é importante tomar cuidado e seguir sempre o que o instrutor aconselhar.

Tagged with:     , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA