Polícia Militar paranaense completa 163 anos

Foto:reprodução

As comemorações do aniversário aconteceram na Academia Policial Militar do Guatupê

A Polícia Militar do Paraná completou na quinta-feira (10) 163 anos, e como parte das comemorações, que aconteceram na Academia Policial Militar do Guatupê, o Governo do Estado autorizou a licitação que prevê a reforma do Bloco 3 da academia, no valor de R$ 3 milhões.

A Polícia Militar foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios do Paraná e sua atuação exerceu papel essencial no controle de revoltas militares internas (Revolução Federalista de 1893; Guerra do Contestado de 1912; a Revolta de 1924 e as Revoluções de 1930 e 1932), e até mesmo no maior conflito armado da América do Sul (Guerra do Paraguai).

Na solenidade foram homenageados os militares estaduais, as Forças Armadas e autoridades civis, pela contribuição cedida à corporação. No mesmo evento foi assinado o documento governamental que reconvoca o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, para continuar no Comando.

O secretário da Casa Civil, Valdir Rossoni, leu uma mensagem do governador Beto Richa que exprime, entre outras coisas, a valorização e a importância que a Polícia Militar possui perante a sociedade. “A esses homens e mulheres honrados, policiais e bombeiros militares, é que hoje ofertamos nosso mais franco reconhecimento, pois são o símbolo da persistência, da fé coletiva no equilíbrio e futuro da sociedade brasileira”, diz um trecho da mensagem. “Homens e mulheres que diuturnamente  se fazem presentes em nossa defesa, sem sequer os tenhamos em conta ou lembremos de brevemente lhes saudar”, afirma ainda a mensagem do governador.

Rossoni complementou a nota ressaltando a imagem que a corporação possui perante a sociedade paranaense nestes 163 anos de história e prestação de serviços. “A Polícia Militar do Paraná é a instituição que tem maior respeito da comunidade, poder estar presente é demonstrar o carinho que a população tem pelo trabalho prestado pelos policiais militares” afirmou. “O Governo do Estado está dando as condições para que a PM possa desenvolver esse trabalho com toda a sua estrutura e preparo. Percebo também uma grande satisfação no interior do estado em relação aos trabalhos desempenhados por esta instituição”, acrescentou.

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA