“O PSB certamente vai surpreender muita gente no próximo pleito eleitoral” afirma Artagão Junior

Foto: Divulgação

Atual secretário de Justiça e Trabalho, Artagão falou dos trabalhos na secretaria, as demandas parlamentares e seu futuro político em 2018

O departamento de jornalismo deste bissemanário entrevistou com exclusividade o atual secretário do Estado de Justiça e Trabalho (Seju), Artagão Junior, onde ele comentou a visita do governador Beto Richa a Guarapuava na última semana. Na sua opinião esta não é a 1ª vez que o governador visita à cidade, sempre inaugurando, iniciando obras ou liberando recursos. Certamente foi uma agenda muito positiva dividida em três etapas, com a prestação de contas dos resultados alcançados. Num segundo ato político com os prefeitos de Guarapuava e região. E a fiscalização as obras, onde se viu de perto o andamento dos trabalhos, comenta Artagão.

No total foram liberados mais de R$ 220 milhões, em recursos nesta etapa para 18 municípios da região. O secretário disse ser muito construtiva esta aproximação dos gestores públicos, num debate aberto para ouvir sugestões e críticas. Sempre é bom lembrar que a maior obra de edificação civil do Paraná está acontecendo em Guarapuava, com o novo Hospital Regional, que vai atender pacientes de mais de 40 cidades. Onde vão atual cerca de 1,3 mil profissionais, lembra ele.

Quanto ao seu futuro político, Artagão Junior disse que o Partido Socialista Brasileiro (PSB), tem no seu quadro atualmente deputados entre os mais votados do Estado no último pleito eleitoral e que isso será um fator positivo em 2018, onde bons nomes estarão à disposição do partido na disputa ao governo do Estado, na Assembleia Legislativa e para o Congresso Nacional. Hoje nós estamos conversando com o Osmar Dias, o Ratinho e a vice-governadora, Cida e certamente o PSB poderá ser a grande surpresa no pleito eleitoral do Estado. Temos capacidade e bons nomes para isso, falou ele.

O secretário Artagão
Questionado sobre sua atuação junto a secretaria de Justiça e Trabalho, Artagão foi enfático em afirmar que está sendo um aprendizado importante. Estou no 4º mandato como parlamentar e até então não tinha a experiência de comandar uma secretaria de Estado. Isso facilitou um bom relacionamento com a própria equipe de governo. Como também na liberação de recursos e demandas aos municípios de todo o Estado, salientou.

A secretaria tem uma atuação forte e ampla em ações governamentais. Entre as atividades estão a administração do sistema penitenciário, nas áreas da proteção, defesa, educação e orientação ao consumidor, na defesa dos direitos da cidadania e da pessoa portadora de deficiência e prestar assistência judiciária gratuita aos necessitados, como também de estabelecer diretrizes e propor a política estadual de prevenção, de repressão e de fiscalização do uso de entorpecentes, à preservação dos direitos humanos e sociais e garantir as liberdades individuais e coletivas, bem como a ordem social e manter relacionamento administrativo com os órgãos da Justiça, integração com o Governo Federal sobre matéria de aplicação de Justiça, entre outras atividades correlatas.

Cadeião de Guarapuava
O secretário comentou sobre o atual sistema carcerário de Guarapuava, com as constantes fugas e rebeliões no Cadeião. Desativar o Cadeião é um anseio e mais que uma necessidade para Guarapuava. O local vem criando expectativas não tão agradável para população, estamos trabalhando juntamente com o prefeito Cesar Filho, secretário Vagner Mesquita e os demais deputados de transferir a Cadeia Pública próxima a penitenciária. Com isso a 16ª DP poderá fazer um trabalho de delegacia cidadã, explicou Artagão.

Entre as ações de Artagão Junior nos últimos meses tem sido a liberação de viaturas policiais. Na foto com a prefeita de Juranda, Leila Amadei
Foto: Divulgação

Ele destacou algumas ações para diminuir a insegurança social, como a contratação de profissionais e a aquisição de novas viaturas para a cidade e região. A retomada do desenvolvimento será importante para diminuição dos índices de ocorrências, pois certamente a cidade terá mais empregos e menos pessoas desocupadas e ociosas, frisou.

Novos cursos de graduação
Falando sobre os novos cursos de medicina e de outras áreas em faculdades e universidades guarapuavanas, Artagão avalia que a cidade vem se consolidando como polo educacional. Através da educação vamos mudar a perspectiva de futuro, com os novos cursos certamente vamos trazer aqueles que vão transmitir conhecimentos, como também vão vir acadêmicos de todo país. Esse ciclo positivo é muito benéfico para cidade, a região e a nossa população, reiterou.