Justiça Eleitoral decide pela aliança do PMDB com Cezar Silvestri Filho (PPS)

O juiz eleitoral Bernardo Fazolo Ferreira, da 43ª Zona Eleitoral, de Guarapuava, decidiu, na última quinta-feira (15), que o PMDB municipal deve apoiar a candidatura de Cesar Silvestri Filho (PPS), como definido pela comissão anterior do partido na cidade. O magistrado considerou nula a outra convenção da legenda que decidiu pela coligação com Dr. Antenor (PT).

A disputa se arrastava desde julho, quando a Executiva Estadual do PMDB entrou em conflito pelo comando da comissão municipal do partido. Houve então a irregular dissolução do grupo presidido por Nivaldo Krüger. Assim, foram realizadas duas convenções do PMDB municipal: uma da comissão indicada pelo Diretório Estadual, sob a presidência de Ramon Silva, que decidiu coligar com PT; e outra presidida por Krüger, que decidiu pela aliança com o PPS.

Num primeiro momento, a defesa da comissão presidida por Krüger, conduzida pelo advogado Gustavo Guedes, pediu o retorno do comando municipal do partido, o que não foi atendido pelo juízo. Em nova representação, a defesa argumentou que as Cortes eleitorais decidiram de modo diverso em questões de mesmo tema. A antecipação do final do prazo de mandato, mesmo nas comissões provisórias, somente pode ocorrer com prévio procedimento administrativo, com contraditório e ampla defesa, o que não ocorreu nesse caso, menciona Guedes.

A defesa aponta ainda que a dissolução da comissão provisória só ocorreu por inconformismo do senador Roberto Requião (PMDB) com a pretensão de coligação do partido com o PPS local. Mas, o presidente do Diretório Nacional do PMDB, senador Romero Jucá, liberou os municipais para que formulassem suas próprias políticas de alianças, explica o advogado.

Na nova decisão, o magistrado ressalta que a anulação de convenções partidárias só pode ocorrer quando há divergência sobre as regras fixadas pelos diretórios nacionais dos partidos. A divergência entre o Diretório Estadual e a Comissão Provisória Municipal no concernente ao direcionamento do partido político quanto à formação de coligações, certamente não autoriza que aquele possa anular a convenção partidária que tenha atingido seus interesses, avalia.

Foram contra

O deputado federal João Arruda, secretário estadual do PMDB, classificou como uma traição o gesto local do ex-prefeito Nivaldo Kruger e reforçou o apoio do partido ao candidato Dr. Antenor (Guarapuava é a gente que faz). O PMDB do Paraná continuará firme com Antenor, afirma o parlamentar em Nota Oficial.

De acordo com o deputado João Arruda, a comissão provisória anterior havia sido constituída com o apoio de Requião, com o compromisso de se alinhar às orientações estaduais e conduzir o processo eleitoral conjuntamente. Para o deputado, a traição mostra o estilo de fazer política dos adversários. Passaram tanto tempo se criticando e agora estão juntos, até com os Mattos Leão, de quem sempre foram adversários e que comandaram o PMDB de Guarapuava por 25 anos sem que Kruger se opusesse.

Ainda de acordo com o deputado João Arruda, a traição de Nivaldo Kruger, ex-secretário de Estado no Governo de Requião, foi uma brutalidade e não está em consonância com o partido no Estado. As pessoas que eram da extrema confiança de Requião e que não estariam na política há anos não fosse o senador o traíram. Responderam à confiança que receberam com traição. Mas o povo de Guarapuava não vai se enganar. O PMDB que quer Guarapuava melhor votará para Antenor prefeito. O deputado disse ainda que o PMDB do Paraná será aliado de Antenor na condução dos interesses de Guarapuava na Câmara e governo federal. Lutaremos pela cidade para que possamos juntos oferecer melhores serviços públicos.