Emater recebe 139 novos veículos para auxiliar nos trabalhos de campo

Foto: Assessoria

A cerimônia de entrega aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a participação do governador Beto Richa, do secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior e representantes do Emater

No Dia Nacional do Extensionista Rural, comemorado na última quarta-feira (06), foram entregues mais 139 novos veículos ao Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Os automóveis vão substituir parte da antiga frota, composta por mil veículos, usada para o atendimento aos pequenos agricultores. Desde 2011, o Governo do Estado trocou 761 veículos da autarquia.

A cerimônia de entrega aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a participação do governador Beto Richa, do secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, do secretário Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do governo federal, Jefferson Corietac, e do secretário de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, além de representantes das unidades da Emater no Estado.

O Governo do Estado também adquiriu 139 computadores para modernizar a estrutura do órgão e fortalecer o elo com os agricultores.

PARCERIA

Foram investidos R$ 5 milhões na compra dos veículos, com recursos dos governos estadual e federal. Com os carros da Volkswagen, modelo Gol, os extensionistas visitam as propriedades dos produtores rurais do Paraná atendidas pela Emater.

Entre os municípios contemplados estão: Guarapuava, Prudentópolis, Turvo, Palmital, Irati, Imbituva, Guamiranga, Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaratuba e Reserva.

EXTENSIONISTAS

O Paraná conta com aproximadamente 1.100 profissionais que atuam na Emater e contribuem com as economias locais por meio do aumento da produção e da geração de renda; melhoram a segurança alimentar, tanto na quantidade como na qualidade dos alimentos; e ampliam a inclusão produtiva e social dos trabalhadores do campo.

Os agricultores têm acesso a programas dos governos estadual e federal, entre eles o Mais Alimentos, Trator Solidário, Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Crédito Fundiário, Habitação Rural e aos programas de compra direta de alimentos da agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).