Cesar Filho lança programa Coapes

Foto: Divulgação

A nova modalidade é a 1ª implantada no Paraná e vai atender de forma permanente políticas para Saúde e Educação 

Foi lançado na última sexta-feira (27), pela prefeitura de Guarapuava o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde (Coapes) com as instituições de ensino da cidade. O Coapes é um dispositivo da política Nacional de Educação Permanente ofertado aos atores do Sistema Único de Saúde e da educação para promover processos participativos de construção da formação e desenvolvimento profissional do SUS, dentro do sistema de saúde. Isso significa que com ele conseguiremos garantir acesso do ensino superior e técnico profissionalizante na rede municipal de saúde, destaca Anderson Fadel, Diretor do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da secretaria de Saúde de Guarapuava.

No Brasil há somente 19 contratos assinados, aplicados em 32 municípios. Somos pioneiros no Paraná na formalização do contrato. Este é um aprimoramento na relação entre as instituições de ensino e o poder público municipal, alinhados com as necessidades da população. Nosso objetivo é ter uma relação harmônica e recíproca, onde os profissionais do município possam contribuir significativamente com a formação dos alunos e, em contrapartida, os alunos ajudem no processo de capacitação e qualificação dos profissionais, afirmou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

O contrato foi assinado entre a prefeitura, a Unicentro, faculdades Campo Real, Guairacá, Futura, Senac e o colégio Estadual Ana Vanda Bassara, todos com cursos na área da saúde. Uma das preocupações das instituições de ensino é com a formação humana dos alunos e isso só é adquirido com o estágio. Quando os alunos vão a campo, eles têm contato com os pacientes que necessitam muito da sua ajuda. Todo o conhecimento adquirido ajuda a coletividade e também na melhoria do sistema, completou o Vice-Reitor da Unicentro, Osmar Ambrósio.

Humanização no atendimento

O Coapes é uma ferramenta muito importante para a população, que terá um atendimento cada vez mais humanizado e feito com mais qualidade. Com o Coapes, mais um passo é dado para a melhoria da saúde de toda a região. Em breve, esses alunos serão funcionários do sistema de saúde e já estarão familiarizados com as políticas públicas feitas aqui, finalizou a secretária de Saúde, Renata Brito Araújo.

O próximo passo para a formalização do Coapes é a constituição do Comitê Gestor Local, onde será possível acompanhar, debater, valorizar e apresentar propostas de ensino e pesquisa. Estavam presentes na solenidade, representantes de todas as instituições de ensino, o presidente da Câmara de Vereadores, João Napoleão, secretários municipais e demais autoridades.