Simepar alerta para a formação de novas tempestades nesta terça-feira

Após a forte chuva que atingiu Curitiba e região metropolitana no início da noite desta segunda-feira (17),causando alagamentos em ruas do centro da cidade, a previsão é de temperaturas elevadas em todas as regiões do estado com possibilidade de desenvolvimento de nuvens de tempestades entre o oeste, sudoeste, central e sul do Paraná no decorrer do dia.

De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), o tempo segue abafado em todas as regiões por conta do intenso fluxo de ar quente e úmido que está sobre o Paraná. Pela manhã, o sol predomina e as temperaturas sobem, mas há chance de chuvas rápidas e isoladas devido ao excesso de umidade afetando, principalmente, as regiões noroeste e oeste.

No decorrer da tarde, porém, o Simepar alerta para a formação de temporais que atingem a maioria das regiões paranaenses de forma isolada. “São chuvas bem isoladas e que não atingem todas as cidades de uma mesma região e tampouco todos os bairros de uma mesma cidade; no entanto, os temporais podem apresentam muitos raios, rajadas de vento e, eventualmente, queda de granizo”, diz a nota. De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, são esperados o desenvolvimento de nuvens de tempestades entre os setores oeste, sudoeste e central e sul.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta sobre a incidência de uma tempestade com ventos entre 61 Km/h e 99 Km/h que atinge o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também o sul e sudoeste do Paraná onde haverá condições para descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo isolado.

Para quarta-feira (19), o Simepar prevê que um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai se estenda em direção ao Rio Grande do Sul contribuindo com o tempo chuvoso em toda a região Sul do Brasil. No Paraná, o fluxo de ar quente e úmido deve manter o dia quente durante o período da manhã e da tarde com previsão de chuvas em forma de pancadas com muitos raios entre a tarde e a noite em todas as regiões do estado.

Temporal no Paraná

Ventos de 40 km/h e chuva de 25 mm deixaram ruas completamente alagadas em Curitiba na segunda-feira (17). Depois de um dia de sol forte e calor intenso, o temporal assustou os moradores da cidade. Mas a chuvarada, que durou pouco menos de uma hora, causou mais sustos que estragos.

A Defesa Civil Municipal não registrou nenhuma ocorrência na cidade. Queda de energia elétrica e ruas alagadas foram as únicas constatações da consequência do temporal na capital. Os bairros mais atingidos foram Centro e Rebouças. Na rua Visconde de Nacar, no centro da cidade, os carros tiveram dificuldades em trafegar por conta do nível de água sobre o asfalto.

Já no interior do Estado as chuvas causaram mais estragos. A Defesa Civil do Estado registrou 30 casas destelhadas, prejudicando 120 pessoas nos municípios de Santo Antônio do Sudoeste e Capanema, no Sudoeste do Estado. Há registro de ocorrências, ainda não computadas, também em Pato Branco, Mariopólis e Entre Rios, porém, até as 21 horas, ainda não havia informações sobre a extensão dos danos.

Com: Paraná Portal

Tagged with:     , , , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA