Programa Jogue Certo: um avanço na sustentabilidade

O projeto de coleta seletiva da Prefeitura busca diminuir o impacto da produção de lixo no meio ambiente 

O meio ambiente é uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável de qualquer cidade. Por isso, a sustentabilidade é um conceito essencial para que os recursos naturais sejam preservados para as futuras gerações. Em Guarapuava, há programas da Prefeitura, como o Jogue Certo os quais buscam diminuir o impacto da produção de lixo no meio ambiente.  “Separando corretamente o lixo, reduzimos a quantidade de resíduos recicláveis que vão para o aterro sanitário, além de contribuirmos com o aumento de renda dos operadores ecológicos”, diz Aquecir Cardoso, coordenadora do programa.

O Programa Jogue Certo conta com quatro caminhões de Coleta Seletiva, que atendem 14 bairros de Guarapuava: Santa Cruz, Centro, Trianon, Santana, Batel, Vila Carli, Vila Buck, Cristo Rei, Primavera, Alto da XV, São Cristovão, Bairro dos Estados, Bonsucesso, Núcleo Padre Chagas, além do distrito de Entre Rios.

Para a coordenadora Aquecir Cardoso, a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença e  uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. “Por isso fico muito satisfeita ao acompanhar o crescimento do projeto e comprovar que a população guarapuavana está se preocupando mais com o nosso meio ambiente”, conta.

Guarapuava conta também com a cooperativa independente, Reciclasol, que é parceira da prefeitura e atende aos bairros em que a coleta seletiva não passa. É a única empresa autorizada para fazer a separação dos resíduos sólidos do município. De lá, os resíduos são destinados corretamente para a reciclagem, contribuindo com a renda dos operadores que estão vinculados à cooperativa. Por mês, 400 toneladas de recicláveis deixam de ir para o aterro sanitário, gerando acréscimo na renda dos operadores ecológicos.

 

 

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA