Londrina tem o melhor saneamento entre as cidades do PR

O Ranking do Saneamento nas 100 Maiores Cidades, feito pelo Instituto Trata Brasil, mostra que Londrina é a cidade do Paraná com o melhor resultado. Consideradas as cidades analisadas no país, Londrina é a que obteve a segunda melhor nota. O estudo leva em conta 12 indicadores que resultam numa nota. Londrina conquistou 9,19. A primeira colocada, Franca (SP), teve nota 9,46. O levantamento do Trata Brasil utilizou os últimos dados publicados pelo Ministério das Cidades no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2014.

Além de Londrina, outras cidades paranaenses atendidas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tiveram bom resultado. Maringá é a 4a melhor, Ponta Grossa, a 10a, Curitiba, a 11a. Cascavel ocupa a 18a colocação, Foz do Iguaçu está na posição 33 e São José dos Pinhais, na 49. Entre as capitais, Curitiba é a primeira colocada.

“Investir em saneamento é uma prioridade para nós. Quanto mais qualidade nos serviços de abastecimento de água e nos de coleta e tratamento de esgoto mais saúde nós levamos à população do Paraná. A excelente nota de Londrina e as das demais cidades paranaenses resultam do trabalho sério das equipes da Sanepar, que atende 345 municípios no nosso estado”, destacou o governador Beto Richa.

O levantamento com base nos dados de 2014 mostra que, no Brasil, 83% da população conta com o serviço de abastecimento de água tratada, 49,8% têm coleta de esgoto e apenas 40,8% do esgoto coletado é tratado.

No Paraná, atualmente, a cobertura com abastecimento de água é de 100% nas cidades atendidas pela Companhia. Na coleta de esgoto, o índice atual da Sanepar é de 67%. Praticamente todo o esgoto coletado é tratado. O índice de dezembro de 2015 é de 99,5%.

O Instituto Trata Brasil divulga seu tradicional “Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades” desde 2009, sempre com base nos dados informados pelas empresas operadoras de água e de esgoto ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS).

DIVERSAS OBRAS – Investimentos importantes estão sendo feitos em Londrina e contribuem para o resultado revelado pelo Trata Brasil. Estão sendo ampliadas as estações de tratamento de esgoto Sul e Norte. Serão investidos mais de R$ 52 milhões nos próximos três anos. A primeira etapa das obras está em fase de conclusão. Haverá mais duas etapas dos trabalhos, em 2016 e em 2017.

Estão em licitação três novos reservatórios para água tratada, que serão implantados nos centros de reservação existentes Sul, Semíramis e Ouro Branco.

Outras obras importantes foram feitas pela Sanepar nos últimos anos, em Londrina. Entre elas, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Esperança, que conta com um moderno sistema de controle de odores. Também houve a duplicação do Sistema Produtor Tibagi, obra inaugurada em dezembro de 2014.

Tagged with:     , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA