Ações de educação ambiental contribuem com o desenvolvimento sustentável de Guarapuava

Nessa semana do meio ambiente, conheça alguns programas da Secretaria do Meio Ambiente que contribuem com a sustentabilidade e preservação de recursos naturais do município

O meio ambiente é uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável de qualquer cidade. Por isso, a sustentabilidade é um conceito essencial para que os recursos naturais sejam preservados para as futuras gerações.

Em Guarapuava, há programas da Prefeitura que buscam diminuir problemas que geram prejuízos ao meio ambiente.  Segundo o Secretário Municipal de Meio ambiente, Celso Araújo, o trabalho desenvolvido pela secretaria objetiva principalmente a educação ambiental, através de projetos de conscientização e ações que têm mudado a vida de muitos guarapuavanos. “Acredito que antes de cobrar é preciso informar o cidadão. Às vezes, atitudes que prejudicam o meio ambiente são feitas apenas por falta de informação, por isso o trabalho de educação ambiental é tão importante, para que possamos conscientizar a comunidade e mudar esses hábitos”, diz.

“A educação ambiental é um processo educativo e social que possibilita a construção de valores, conceitos, habilidades e atitudes para melhor entendimento da realidade. É uma vivência mais consciente e responsável, seja individualmente ou coletivamente em nossa sociedade”, ressalta a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Maristela Procidonio Ferreira.

 

PROGRAMAS

O Programa Jogue Certo busca diminuir o impacto da produção de lixo no meio ambiente, através da coleta seletiva e reciclagem.

 Jogue certo: O programa Jogue Certo busca diminuir o impacto da produção de lixo no meio ambiente.  Trata-se de um projeto de coleta seletiva, que além de promover o hábito da seperação de lixo e reciclagem, também contribui com a renda dos operadores ecológicos. O programa conta com quatro caminhões de coleta que atendem 14 bairros da cidade.

 

Parque Escola: O objetivo desse programa é trabalhar com a educação ambiental nas salas de aula e também de forma prática nas Unidades de Conservação do Estado. Os alunos recebem informações e orientações relativas ao meio ambiente e passam o dia na Unidade de Conservação que recebe o programa. Para isso, mais de mil professores foram capacitados pelo IAP e pelos núcleos regionais de educação, adquirindo conhecimentos relacionados às Unidades de Conservação de suas regiões, como suas categorias de proteção, planos de manejo, tipo de biodiversidade da fauna e flora local, entre outros. Em Guarapuava, esse projeto é feito no Parque das Araucárias.

Semeando Saberes: O projeto Semeando Saberes é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, em parceria com o Fundo Nacional de Meio Ambiente para promover a formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar, por meio da adoção de práticas de produção sustentável e tecnologias sociais.

Esses são apenas alguns dos programas de educação ambiental e preservação do meio ambiente da Prefeitura de Guarapuava.

 

 

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA