Colunista: Bom começo – Marcio Nei Santos

O sonho de recolocar a cidade de Guarapuava na elite do futebol paranaense, até o ano de 2019, teve um bom início no feriado prolongado da semana passada. No dia 12 de outubro, jogando diante de, aproximadamente, 1500 torcedores no estádio Waldomiro Gelinski, o Rubro-Negro da Baixada fez sua estreia na Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de Profissionais. Após ver o Rolândia abrir o placar, no primeiro tempo, o time correu atrás do prejuízo e empatou aos 35 minutos, com chute, de fora da área, do capitão Dan.

Após o empate na partida de estreia, o segundo compromisso foi na cidade de Paranavaí, no domingo (15), contra o Cambé. O time da região de Londrina teve que cumprir uma punição e, por isso, mandou o jogo em um estádio há mais de 100 Km de distância. O Batel, que não tinha nada com isso, aproveitou o campo neutro e emplacou uma bela vitória por 3×1. Marcaram, para o time guarapuavano, os jogadores Russo, Gabriel e Renan.

Com o resultado, o Rubro-Negro chegou a quatro pontos, dividindo a liderança com as equipes do Arapongas e de Verê (que também têm uma vitória e um empate neste início de competição). Na quarta colocação está o Independente, de São José dos Pinhais, com três pontos ganhos. Na sequência aparecem o Rolândia e o Campo Mourão, com dois pontos. O Cambé tem um ponto e, na lanterna, estão o Grecal e o União Santa Fátima que, até agora, não somaram pontos.

No saldo de gols, o Arapongas leva ligeira vantagem sobre o Batel e, por isso, aparece na primeira colocação, nos critérios de desempate. No entanto, o time guarapuavano terá a chance de superar o rival em confronto direto nesta quarta, dia 18, às 15h30, no estádio Waldomiro Gelinski. Manter-se no topo da classificação, neste começo de competição, é de fundamental importância, visto que a primeira fase é disputada em turno único. As quatro melhores equipes avançam às semifinais, sendo que o primeiro colocado enfrenta, teoricamente, a equipe mais fraca entre as classificadas. Os dois vencedores dos confrontos das semifinais estão garantidos na segunda divisão, em 2018.

Desta forma, vale o esforço para acompanhar o confronto deste meio de semana, mesmo em um horário complicado para a maioria das pessoas. Somar pontos, principalmente nos jogos em casa, é fundamental. Por isso é importante a presença da torcida como combustível, rumo ao acesso.