Bastidores quentes no futsal paranaense

Na semana passada, em Cascavel, os onze clubes da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal se reuniram e criaram a Liga Futsal Paraná (LFP), entidade que pretende administrar a Série Ouro a partir do ano que vem. A ideia é, basicamente, que a nova entidade funcione nos mesmos moldes da Liga Nacional e da Liga Paulista, ou seja, no sistema de franquias. Desta forma, não haveria mais acesso ou descenso na Série Ouro: os clubes interessados teriam que adquirir franquias próprias (ou representar alguma franquia) para poder participar do campeonato. Além disso, o objetivo é buscar novas parcerias, transmissões de TV e patrocinadores.

De acordo com as informações do jornalista Adolfo Pegoraro, do Jornal de Beltrão, o valor da franquia será de R$ 60 mil, sendo que os clubes fundadores ganham um desconto e 50% no pagamento essa taxa. O valor pode ser divido em até 15 vezes. A intensão é que a LFP tenha quatorze clubes.

Contra-ataque

Os demais clubes do estado (principalmente os da Série Prata) não viram com bons olhos a criação da entidade, principalmente pela provável extinção do acesso à Série Ouro. A principal argumentação é que estas equipes se prepararam para disputar o acesso e, agora, podem ver tudo ir por água abaixo, tendo que adquirir uma franquia para poder ingressar na elite do futsal do estado.

A Federação Paranaense de Futsal (FPFS), percebendo o mal-estar entre os clubes, emitiu uma nota informando que, até o momento, na entidade não autorizou nenhuma entidade para administrar uma liga em substituição à Série Ouro de 2018. No entanto, não tem qualquer restrição ou ressalva, já que esta é uma prerrogativa legal dos clubes, como já acontece na Liga Nacional e na Liga Paulista.

Além isso, a FPFS revelou, em sua nota, que recebeu outra proposta para criação de nova liga, além da LFP, a entidade teria recebido um caderno de intensões/propostas da Liga Futsal Paranaense. A Federação fez questionamentos às duas entidades e solicitou que ambas formalizassem suas criações de maneira oficial, junto à FPFS.

Por toda esta movimentação nos bastidores, ainda é cedo para cravar que a Série Ouro se transformará mesmo na LFP a partir do ano que vem, mas a tendência é que o sistema de franquias, mais cedo ou mais tarde, seja a escolha dos principais clubes, fazendo seu campeonato com ou sem a chancela da FPFS.

Tagged with:     ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA