Observatório Social irá monitorar quatro obras em Guarapuava

 

Foto: Reprodução

 

A ação faz parte do projeto Ora Transparente

Até abril de 2019, o Observatório Social de Guarapuava (OSG) irá monitorar obras em creches e escolas construídas com recursos do governo federal. Apresentado na última sexta-feira (30) à comunidade local, o projeto Obra Transparente é uma ação coletiva de monitoramento dos investimentos em equipamentos públicos na área da educação.

Nacionalmente, a iniciativa, que conta com o apoio da Transparência Brasil, foi lançada no último dia 9 de maio em Curitiba, durante o 1° Congresso Pacto pelo Brasil, organizado pelo Observatório Social do Brasil (OSB). O organismo guarapuavano integra uma rede de 22 observatórios que monitoram as obras em cada uma das cidades participantes.

Em Guarapuava, o OSG já fez o levantamento e identificou quatro equipamentos públicos em construção: creche/pré-escola 09, na avenida Bento Camargo Ribas, no Alto da XV; creche Vila Colibri, na avenida Miguel Couto, no Alto Cascavel; cobertura – quadra escolar 002, na rua Arlindo Ribeiro, no Batel; e cobertura – quadra escolar 003, na rua Cândido Xavier, no Boqueirão.

Segundo o presidente do OSG, José Abel Brina Olivo, o projeto se propõe a alimentar um banco de dados junto à Transparência Brasil, informando a situação atualizada das obras: o nível de execução, a comparação entre pagamento e medição, a identificação de problemas, entre outros.

O controle social tem de ser executado pela sociedade. A ideia é fomentar a participação do maior número de pessoas”, disse, destacando que as obras públicas precisam ser executadas respeitando o tempo previsto, o preço definido e a finalidade do uso.

 

Tagged with:     ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA