Grupo Superpão – Programa Menor Aprendiz insere jovens no mercado de trabalho

Em conjunto com o SENAC Guarapuava, o Grupo Superpão iniciou no mês de outubro uma nova turma de jovens, para atuar conforme o programa do Governo Federal denominado “Menor Aprendiz”. A nossa reportagem acompanhou um dos treinamentos dos jovens com idade entre 14 e 18 anos, cursando o ensino médio na rede pública de educação, que vão participar do programa.

Para a Coordenadora do programa Maria Cristina Kosmos, tendo em vista que o Grupo Superpão trabalha principalmente na comercialização de alimentos, torna-se fundamental dispor de mão de obra com nível elevado de excelência em termos de atendimento, organização e qualidade dos produtos nas gôndolas.

“O treinamento além de preparar esses jovens para o mercado de trabalho, também ensina o código de ética e postura da empresa, bons hábitos de higiene, costumes, censo organizacional e metas de vida”, explicou Cristina.

O Gerente de Departamento de Recursos Humanos Edson Moreira, destaca que a principal característica do programa é preparar os jovens para o seu primeiro emprego, como também descobrir novos talentos e profissionais que no futuro possam ocupar funções de liderança. “O mercado empresarial tende a enxergar o Programa como uma obrigação legal, para nós não. O Programa acima de tudo permite que façamos a inserção anual de aproximadamente 115 jovens no mercado de trabalho. Durante sua permanência no programa, os jovens trabalham na empresa por quatro horas durante três dias da semana, sendo que nos outros dois dias, também por quatro horas, efetuam curso de aperfeiçoamento profissional no SENAC”, argumenta.

O Programa atende jovens de todos os perfis sócio-econômicos, sendo que esses jovens atuam tanto nos supermercados da rede, como também nas unidades administrativas do Grupo, com todas as responsabilidades inerentes a sua idade e oportunidades conforme o restante dos profissionais que a empresa possui.

Ao todo são 115 jovens inseridos todos os anos no mercado de trabalho

Ao todo são 115 jovens inseridos todos os anos no mercado de trabalho

Portadores de Necessidades Especiais e terceira idade

Outro diferencial do Grupo Superpão nesse contexto de inserção e integração profissional, diz respeito à contratação de Pessoas com Deficiências. “Acredito que na região Centro-Sul do Paraná sejamos o maior contratador de Pessoas com Deficiência, incluindo em nosso quadro de pessoal, colaboradores com as mais distintas limitações. Essa determinação da diretoria da empresa, tem como principal motivação dar oportunidade para que esses trabalhadores sejam inseridos com toda dignidade e respeito ao mercado de trabalho”, frisou.

Também merece destaque a contratação de colaboradores da terceira idade, cujo público vem gradativamente ganhando espaço nas unidades da empresa, pois com a experiência acumulada ao longo de suas vidas, esses profissionais tem muito a contribuir com os mais jovens, sem contar o seu amadurecimento em termos de atendimento da clientela da empresa.

Condição salarial e crescimento profissional

Atualmente o Grupo Superpão conta com 2,5 mil colaboradores atuando diariamente nas 20 lojas do Grupo e departamentos de suporte como CD’s e áreas administrativas, com previsão de atingir 2.650 pessoas até o final do ano, com a entrada em operação de duas novas unidades e festas de final de ano.

O Gerente de Recursos Humanos ressalta os baixos índices de rotatividade “troca de funcionários” nas unidades do Grupo, cujo piso salarial segue as regras do comércio em geral, fixado em R$ 1.207,58. “No passado já tivemos índices de rotatividade em torno de 7% ao mês, mas com políticas de treinamento, capacitação e motivação constantes do nosso quadro de colaboradores, conseguimos baixar esse índice para aproximadamente 2,5% ao mês”, comemora Edson Moreira, destacando o número significativo de colaboradores com mais de 15 anos de empresa, sem contar que no ramo de supermercados as perspectivas de crescimento profissional são muito maiores que em outros segmentos econômicos, em função da grande demanda por encarregados e gerentes.

Ele comenta ainda, que todos os colaboradores são potenciais clientes, recebendo tratamento igual ao de qualquer outro cliente no momento de efetuar suas compras. “Nesse momento nosso colaborador passa a entender exatamente o que todo cliente espera em termos de atendimento, aprimorando por conseqüência sua conduta profissional”, reiterou.

Superpão Quedas do Iguaçu

No próximo dia 20 será a vez da população de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto, Três Barras e São Jorge possuir uma unidade do Grupo Superpão, com uma loja moderna e com preços altamente competitivos, a nova unidade será inaugurada na região central de Quedas e contará com o trabalho de 102 profissionais.

Antigo supermercado Franzoni agora passa ser Rede Super-Pão, com inauguração prevista para os próximos dias

Antigo supermercado Franzoni agora passa ser Rede SuperPão, com inauguração prevista para os próximos dias

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA