Duplicação da Rodovia do Café inicia pavimentação no trecho de Ortigueira

Mais uma importante etapa foi iniciada na duplicação e modernização da BR-376, a Rodovia do Café, em Ortigueira, nos Campos Gerais. A concessionária Rodonorte, responsável pelas obras, começou nesta quinta-feira (27) um desvio no trânsito no km 350. A alteração no tráfego foi necessária para iniciar a colocação das primeiras camadas de pavimento em alguns pontos do trecho. Todas as etapas são fiscalizadas e autorizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

O trecho em obras abrange o perímetro urbano de Ortigueira, até o o acesso à aldeia indígena Queimadas, entre os km 349 e 354. O procedimento de pavimentação foi iniciado nos pontos onde já foram concluídas a terraplanagem, limpeza e drenagem. O DER orienta que os motoristas reduzam a velocidade no local e fiquem atentos às placas de sinalização, que indicam homens e máquinas no entorno da pista.

“A modernização e duplicação da Rodovia do Café irá contribuir muito para o escoamento de produtos e o desenvolvimento do Paraná. As obras nesse trecho representam mais um importante passo, pois facilitará o acesso ao município e trará mais segurança aos moradores de Ortigueira”, destaca o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Além dos primeiros pontos de pavimentação, cerca de 6,8 mil motoristas que passam pelo local nos dois sentidos já podem observar o novo traçado da futura rodovia, nos trechos onde a terraplanagem está em fase final.

ENTREGUES – Desde o ano passado, 21 quilômetros de duplicação já foram executados e entregues no sentido Ponta Grossa para Apucarana (Norte). Até o fim do ano devem ser iniciados também os primeiros serviços na região do Imbaú, os investimentos nessas duas obras somam cerca de R$ 55 milhões, que incluem também construção de trincheira e viaduto, além de passarela para pedestres.

OBRAS EM ANDAMENTO – O DER também fiscaliza outras três frentes de obras na Rodovia do Café. Entre Califórnia e Apucarana, no Norte do Estado, dois trechos estão recebendo nova pavimentação. No contorno sul de Apucarana, as equipes trabalham na construção das alças de acesso para o novo viaduto que passará sobre a rodovia.

Já em Tibagi, na região do Alto do Amparo, os trabalhos começaram no mês passado e as equipes executam os primeiros serviços de terraplanagem. No total, o projeto prevê a duplicação de 231 quilômetros em 26 trechos da rodovia, ligando Ponta Grossa a Apucarana. O investimento será de cerca de R$ 1 bilhão até 2021.

Com: AEN

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