Detran orienta condutores que vão pegar estradas

Sabendo que o fluxo de veículo nas estradas paranaenses deve ficar mais intenso nos próximos dias, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) preparou algumas orientações para que os condutores e passageiros tenham uma viagem mais tranquila e segura. Confira:

REVISÃO DO VEÍCULO

Qualquer viagem exige planejamento. Estar com a revisão do veículo em dia é um dos primeiros passos. Alguns itens importantes para conferir são: combustíveis e lubrificantes, filtros de ar, óleo e combustível, paletas, freios, velas e cabos, suspensão, correia dentada, radiador, sistema elétrico, faróis e lâmpadas e pneus.

LEVAR NO CARRO

Alguns acessórios podem salvar a viagem, por isso, é importante que eles estejam no veículo. São eles: informações do seguro, alimentos e água, kit de primeiros socorros, GPS e mapa, cabos de condução elétrica, fixador de pneu, lanterna, carregador de telefone celular e calibrador de pneus.

NA ESTRADA

Durante o trajeto pode surgir situações adversas como neblina, chuva, animais e objetos na pista, e que acabam exigindo, ainda mais, a concentração do condutor. É importante que os passageiros colaborem e evitem conversas paralelas com quem está dirigindo. Ainda, o condutor deve se manter atento às indicações das placas.

DE VOLTA PRA CASA

Alguns condutores esquecem que a volta da viagem é tão importante quanto a ida. A disposição do motorista influencia diretamente na direção. Segundo dados da Associação Brasileira do Sono, 30% das mortes nas rodovias brasileiras são causadas por motoristas que dormem ao volante. Os especialistas recomendam que se tenha entre sete a nove horas de sono por noite. Além do sono, a alimentação pode ajudar numa viagem mais leve e tranquila. Comer antes de pegar a estrada pode ser perigoso, pois corpo irá fazer a digestão durante o percurso. Ainda, recomendação é que o condutor evite gorduras e opte por alimentos leves.

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA