Vá de bike!

Foto: Redação

Dia 19 de agosto é o Dia Nacional do Ciclista. Data que serve pra nos lembrar dos benefícios que andar de bicicleta proporciona à saúde e qualidade de vida

Seja por hobby, meio de transporte ou competições esportivas, quem é usuário das queridas bicicletas comemora nesse dia 19 o Dia Nacional do Ciclista, uma data especial que deve se lembrada.

Mais que um veículo de lazer, a bicicleta pode ser o meio de transporte que leva você ao trabalho, à faculdade, ao mercado, à farmácia, ao cinema. Cada vez mais pessoas têm optado pela bike como meio de transporte, ainda que eventualmente, e isso se deve aos inúmeros benefícios que o ciclismo pode proporcionar.

De acordo com o personal trainer, especialista em fisiologia do exercício, Leandro Freitas, o principal dos benefícios em trocar o carro pela bicicleta, está relacionado ao sedentarismo. “Pedalar melhora sua saúde. Mas, além dos benefícios físicos, estamos falando de economia no bolso, já que a bicicleta é mais acessível e barata, quando comparada ao carro”, diz o profissional. “Pedalar também pode trazer adaptações positivas na capacidade cardiorrespiratório, fortalecimento neuromuscular, além de melhora na coordenação motora e no equilíbrio”, completa Leandro. Adotar a bicicleta em seus deslocamentos, pode ser uma maneira simples de encaixar essa atividade física no seu dia a dia.

Além disso, a poluição é responsável, mesmo que de forma indireta, pelo agravamento de doenças como infarto, asma e câncer de pulmão, e, uma grande porcentagem das emissões poluentes é causada por veículos motores.  Assim, adotar a bicicleta como meio de transporte é uma grande contribuição para uma cidade mais sustentável, com um ar mais limpo.

Um hábito que vale a pena

O empresário Leonardo Losso, proprietário da loja Ciclovia Bikes, incorporou o ciclismo no seu dia a dia, e pratica a atividade de três a quatro vezes por semana, durante 1 hora e meia. Nesse dia, ele comemora não apenas existência do ciclismo, mas também todos os benefícios que esse hábito trouxe a ele. “Os últimos exames que eu fiz de saúde mostraram que eu tenho um quadro clinico de 15 anos mais jovem do que a idade que eu tenho. Eu estou com 55 anos, e meu estado de saúde é de uma pessoa de 40 anos. Então o benéfico que a bicicleta tem me trazido é fantástico”, conta. “Eu recomendo a atividade pra quem tem problema de saúde começar a praticar, claro com uma orientação médica. O ciclismo contribui com todos os setores de nossa vida”, completa.

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA