Muay Thai: a febre do momento ajudando no corpo

A prática que conquistou famosos está cada vez mais frequente nas academias. Modelar o corpo é só um dos benefícios da luta

 

A procura pelo Muay Thai tem aumentado e muito nos últimos anos. Os benefícios da arte marcial se espalharam, assim como, a alta capacidade do esporte em queimar gorduras e definir o corpo. O professor de lutas, Alisson Antunes, explica que a procura tem aumentado por conta do fitness. “Utilizam pra perda de peso, condicionamento físico, definir os músculos”.

Origem

O Muay Thai, também conhecido como boxe Tailandês, é um esporte originado na Tailândia, com mais de 1000 anos de existência. No Brasil o Muay Thai chegou em 1979. Já em 1980 foi inaugurado a primeira associação e em 1981 foi disputado o primeiro campeonato entre o Rio de Janeiro e o Paraná.

Prática

Conhecido como um esporte de combate muito violento, com o uso dos cotovelos, joelhos, golpes com a canela, chutes e também golpes giratórios. “É feia em combate em pé, onde tem algumas quedas, mas há ‘trocação’ que é a luta sem parar, socos chutes, joelhadas cotoveladas, no tradicional era utilizado, também, cabeçadas”, explico Alisson. O professor ainda explica que há golpes com saída de chão, onde o lutador fica sem colocar o pé no solo.

Além disso, há oito armas principais, cada parte contada em duas como os punhos, cotovelos, joelhos e as canelas.

Esta arte tem técnicas de ataque e defesa, e é um tipo de arte marcial onde existe muito atrito com o adversário. Geralmente, praticado em grupos, onde cada lutador tem  um adversário para servir de dupla, pode ser treinado por personal em treinos exclusivos.

Benefícios

Segundo Alisson, os principais benefícios são a perda de peso, fortalecimento muscular, educação, respeito e o psicológico. “Os benefícios são aeróbicos, cardiovascular, respiração circulação do sangue bom pro coração’, completou.

Outros benefícios são:

AUTOESTIMA – pois a pessoa passa a se sentir mais segura e confiante. Aumentando assim a disposição para enfrentar desafios.

METABOLISMO MAIS RÁPIDO – um dos segredos de um metabolismo rápido é a prática de atividade física, ainda mais se for bem intensa, como o Muay Thai.

ALTO GASTO CALÓRICO –  considerando que um treino dessa modalidade costuma durar uma hora e meia e envolve outras atividades que não apenas o combate, o gasto calórico é elevado.

MÚSCULOS TORNEADOS – por trabalhar com diversos grupos musculares em uma única vez, a arte marcial torneia o corpo todo. Chutes e joelhadas oferecem desenvolvimento para os membros inferiores, assim como, glúteos e parte central.

MAIS FORÇA E AGILIDADE – para ganhar mais força, o treino do Muay Thai conta com exercícios calistênicos, que usam o próprio peso do corpo sem aparelhos, e de resistência muscular localizada, abdominais e flexões de braço. A força também pode vir do treino nos aparadores e nos sacos de pancada. Já a velocidade vem da parte chamada de “luvas”, quando os companheiros de treino lutam entre si.

 

Tagged with:     , , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA