[Entrevista]Cinco anos de uma gestão pública que ganhou destaque nacional

FOTO. Assessoria

Prefeito Cesar Silvestri Filho fala dos cinco anos como gestor de Guarapuava, as obras, novos projetos e o futuro político

Nesta edição de aniversário não poderíamos deixar de questionar o executivo municipal sobre as transformações e o desenvolvimento que população guarapuavana espera e quais serão os próximos passos para 2018. Confira alguns tópicos da entrevista.

JEG – Prefeito Cesar Filho, em um cenário de finanças em baixa para milhares de prefeituras do país, a sua gestão quase toda semana vem concluindo obras. A que atribui isso?

Cesar Filho – Entre os anos de 2013 e 2017, Guarapuava viveu momentos históricos e se destacou no cenário nacional. Com muito esforço, trabalho e dedicação, administramos a equipe e juntos trabalhamos na construção de uma nova Guarapuava, firmando grandes parcerias, mobilizando lideranças e talentos, reordenando as finanças e planejando, com muito critério e responsabilidade, os novos rumos da cidade. A população voltou a acreditar e investir no município. O orgulho tomou conta dos cidadãos e o desenvolvimento hoje é uma realidade.

JEG – Se percebe uma equipe coesa ao seu lado nos projetos e desafios, o senhor diria que são os salários que estes servidores estão recebendo ou a vontade de participar das transformações desta cidade?

Cesar Filho – Nossa equipe é unida e trabalhamos pelo bem comum, colocando sempre as pessoas em primeiro lugar. Nos últimos anos investimos em nossos profissionais. Na saúde elaboramos um novo plano de cargos e salários, na educação nossos professores e educadores têm formação continuada. São inúmeros investimentos para garantir que os nossos profissionais tenham todo o apoio para desenvolverem seus trabalhos da melhor forma. Juntos estamos construindo uma nova Guarapuava. Vejo em nossos servidores públicos a vontade e o orgulho de trabalhar pelo crescimento da nossa cidade e participar desse novo tempo de conquistas na história desta cidade.

JEG- De todas obras e ações, quais o senhor considera de maior relevância nestes cinco anos de mandato?

Cesar Filho – Não destaco uma única obra, mas um conjunto de conquistas para beneficiar toda a população. Nos últimos anos, a cidade transformou-se em um grande canteiro de obras trazendo o progresso para a cidade, proporcionando mais qualidade de vida e oportunidades. Bairros e distritos que há décadas estavam esquecidos ganharam investimentos pesados em infraestrutura. O modelo de pavimentação foi realizado pensando na durabilidade do projeto e na qualidade de vida da população, por isso, além do asfalto mais largo, o projeto também contemplou a construção de galerias pluviais, calçadas e meio-fio. As principais ruas de bairros como Santana, Cristo Rei, Vila Bela e Boqueirão transformaram-se em Centros de Bairros para estimular e desenvolver o comércio local. O projeto contemplou o alargamento de via, calçadas acessíveis, iluminação em LED, bancos, lixeiras, asfalto com meio fio, faixa de pedestre, estacionamento, novas placas de sinalização, travessias elevadas e novos pontos de ônibus. O trânsito foi modernizado, com a instalação de semáforos inteligentes, travessias elevadas, rotatórias para facilitar o fluxo dos veículos, novos pontos de ônibus e travessias elevadas, para garantir a segurança dos pedestres. A Avenida Aragão de Matos Leão, trouxe vida nova para a população dos bairros São Vicente e Jardim das Américas. Antigamente era lama e pó. Além disso fizemos a maior obra urbana dos últimos 30 anos, com a revitalização da Rua XV de Novembro. Assim como o bairro planejado Cidade dos Lagos, que também promoveu um novo eixo de desenvolvimento com a instalação do campus da UTFPR, Hospital Regional, uma das maiores obras públicas do Estado que está sendo construída aqui, em nossa cidade, e o primeiro shopping center da região. Não podemos nos esquecer da Escola Municipal Antônio Lustosa de Oliveira, que se tornou referência no ensino municipal. As rodovias BR 277 e PR 466 estão sendo duplicadas e com uma parceria inédita entre poder público municipal e empresários, o Aeroporto Tancredo Thomas de Farias está sendo readequado e ampliado para operar voos comerciais garantindo a proximidade com os grandes centros empresariais e de negócios. Mais uma facilidade para atrair novos investimentos. Além disso fizemos investimentos históricos na área da saúde. Reforma e ampliação de 16 Unidades Básicas de Saúde e a construção de mais dois novas UBS (Tancredo e Xarquinho). Além disso, no próximo dia 12 de dezembro, junto com a entrega da UBS Boqueirão, que foi totalmente reformada, lançaremos o aplicativo Fala Saúde, onde a população poderá ficar informada sobre a marcação de seus exames e fazer uma avaliação do atendimento que recebeu na saúde. É mais uma prova de que a população faz parte da nossa gestão. Não estamos sozinhos, contamos com o apoio de todos para fazer da nossa Guarapuava uma cidade melhor a cada dia!

“Conquistamos, através de muito diálogo, excelentes parcerias com os governos do Estado e Federal, com obras fundamentais para o crescimento e a melhoria da vida da nossa gente. Deixamos de lado todo o pessimismo e encontramos um caminho que impulsionou o desenvolvimento de Guarapuava”.

JEG – Como o senhor vê a instalação do Hospital Regional em Guarapuava?

Cesar Filho – Uma das maiores obras de infraestrutura do Governo do Estado mostra que Guarapuava é referência para toda a região. Consolidando mais uma grande conquista, o município buscou apoio do Governo do Estado para que o Hospital Regional fosse construído em Guarapuava. Com mais de 15 mil m², a estrutura oferecerá 150 leitos, UTI adulto e pediátrica, ambulatório, pronto atendimento, salas de cirurgia, farmácia, auditório e heliporto para transporte de urgência, para atendimento de toda a região. Não podemos nos esquecer da grande conquista que tivemos com a autorização do Curso de Medicina em nossa cidade. A partir de 2018 já teremos novos profissionais estudando aqui. Com mercado de trabalho e formação na saúde entramos em um novo patamar de desenvolvimento. Além disso teremos o Centro de Especialidades, que reforça a nossa cidade como polo também na área da saúde. Com o Centro de Especialidades, os pacientes que precisavam de consultas e exames com especialistas e demoravam anos para serem atendidos agora contam com uma solução definitiva, com 24 consultórios médicos para as áreas de cardiologia, endocrinologia e neurologia, além de oito consultórios de apoio e exames específicos para fisioterapia, nutrição, ultra-sonografia, ecografia, mamografia, radiologia simples, além do atendimento do programa Mãe Paranaense. Uma obra do Governo do Estado que marca a melhoria da qualidade do atendimento especializado em toda a região central do Paraná.

JEG – Se percebe que a população ao mesmo tempo que apoia seus projetos políticos futuros, tem a preocupação do futuro do município. Como vê isso?

Cesar Filho – Nos últimos anos a cidade se destacou no cenário paranaense, com seu próprio ritmo de desenvolvimento firmamos grandes parcerias e conquistamos muito para a nossa cidade. Temos uma grande oportunidade de levar o nome da nossa cidade adiante e continuar trazendo benefícios para a nossa cidade. Já vimos que as grandes conquistas só acontecem com as grandes parcerias. Queremos que os guarapuavanos sintam orgulho de ter um representante no Governo do Estado. É o nome de Guarapuava que estará em destaque. E podem ter a certeza: onde estiver, estarei fazendo o melhor para a nossa cidade e para a nossa gente.

JEG – Qual sua mensagem como cidadão e prefeito nos 198 anos de Guarapuava?

Cesar Filho – Sinto imenso orgulho de comemorar os 198 anos de Guarapuava com tantas conquistas. Temos uma intensa agenda de inaugurações e entrega de obras agora em dezembro. Tudo isso para mostrar que encontramos o nosso caminho para o desenvolvimento. Nossa gente voltou a acreditar no potencial da nossa cidade. Hoje temos a certeza da força que temos como cidade polo e referência para todo o Paraná. Vamos continuar juntos, trabalhando dia a dia para construir uma cidade forte, na certeza de que estamos fazendo o melhor para a nossa gente, garantindo um futuro promissor, com oportunidades para tod

Tagged with:     , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA