Coamo num processo constante no aumento de produtividade e renda

Fotos: João Muniz

Fundada em 1970 se tornou uma das maiores do ramo no país e América Latina, gerando empregos e renda

Nesta edição nossa homenagem ao sistema cooperativista deste país, mostrando desenvolvimento e desempenho nas suas atividades, mantendo a economia de milhares de cidades aquecida. Em Guarapuava e no Paraná, destacamos a atuação da Coamo Cooperativa Agroindustrial, com 28 mil cooperados e sete mil colaboradores.

Idealizada pelo Engenheiro Agrônomo e Presidente, José Aroldo Gallassini, em1970. A Coamo é também finalista na premiação do “Mérito Empresarial 2017”, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG).

Marino Mugnol, gerente da unidade de Guarapuava atua há vários anos na cooperativa

A nossa reportagem conversou com o gerente da unidade da Coamo de Guarapuava, Marino Mugnol, onde o mesmo ressaltou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento das cidades inseridas, o amplo trabalho desenvolvido pela Coamo junto a seus cooperados para gerar boa produtividade, com desenvolvimento sustentável. “As crises acabam afetando os preços dos produtos, que oscilam constantemente, deixando os produtores rurais, como também nossos cooperados preocupados, sem saber qual o melhor momento de efetuar a venda da safra”, avalia Marino. Salientando que o setor do agropecuário possui atualmente processos de alta tecnologia de produção e isso é um diferencial importante para que agricultura possa obter resultados positivos, mesmo em momento de dificuldades. “Atuação forte da Coamo, de forma planejada e com expressivo número de cooperados faz com que a cooperativa desenvolva um trabalho de sustentabilidade onde ela atua”, argumentou.

Segundo ele, o cooperado tem aplicado a tecnologia preconizada, seguindo as orientações técnicas e agronômicas, para que obtenha uma maior produtividade e rentabilidade. Lembrando que está em fase de implantação o projeto “Gestão Rural”, ferramenta importante e disponível aos cooperados, com objetivo de melhorar o gerenciamento da propriedade rural.

Diferencial                                                                                

O desafio é continuar crescendo, para isso, cada vez mais se busca desenvolver os programas da cooperativa junto aos cooperados de maneira que cada vez mais possam participar da sua cooperativa e aumentar sua renda. “Com essas ações certamente estamos contribuindo na geração de empregos e renda nas cidades onde a Coamo atua”, explanou Marino. Quanto ao aumento da produtividade o especialista em agricultura avalia que este é um processo constante, na medida que os produtores vão aderindo as novas tecnologias e novas cultivares.

Tagged with:     , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA