Richa defende diálogo e reafirma compromisso com professores

Em encontro com mais de 600 professores, pais e alunos, o governador Beto Richa reafirmou nesta quarta-feira (28) o compromisso de priorizar os investimentos em educação e valorizar os profissionais da área. “A educação é um instrumento de emancipação humana e social e de construção da cidadania. Vocês, professores, garantem uma sociedade melhor para se viver. Podem contar com nosso apoio irrestrito”, disse Richa.

O governador anunciou o pagamento dos reajustes e progressões de carreira. “Vamos honrar todos nossos compromissos. Agora, com a situação financeira melhor, vamos dar os reajustes aos servidores e pagar as promoções”, garantiu.

Richa esteve em Faxinal do Céu, no município de Pinhão, onde é realizado um seminário com o tema “A Escola que Temos e a Escola que Queremos: Rumo à Base Nacional Comum Curricular”.

O governador disse ainda que a capacitação dos profissionais da educação será continuada. “É importante termos locais e discutirmos a elaboração das políticas públicas para conseguimos a qualidade da educação que desejamos”, afirmou.

Richa pediu um voto de confiança dos professores e disse que o governo estadual quer intensificar o diálogo para avançar ainda mais na educação. “Quem mais entende de educação são os nossos professores. Queremos caminhar juntos para termos um êxito maior nas nossas ações”, defendeu.

  • Avanços

Ele fez um balanço dos avanços na educação em cinco anos e pediu aos professores que comparem sua administração com os governos anteriores. “Muito mais importante que palavras é a atitude. Estamos mostrando na prática que a educação no Paraná é prioridade.”

Em quatro anos, foram 26% de equiparação com os demais técnicos de nível superior do Poder Executivo, mais as datas-bases, totalizando 60% de aumento salarial acumulado. O governador também falou do aumento na hora-atividade, que passou de quatro para sete aulas semanais, o que representa 75% de aumento no tempo extraclasse para os professores prepararem aulas, corrigirem provas e se dedicarem a outras atividades para melhoria da aprendizagem dos alunos e alunas.

Além disso, ele citou que o investimento no transporte escolar foi mais que triplicado, 30 mil professores foram beneficiados pela solução do caso Vizivali e a contratação de 20 mil profissionais.

Richa falou do ajuste fiscal e comparou o Paraná a outros estados brasileiros. “Estamos melhores e com capacidade de investimento”, disse. Ele afirmou que o orçamento da educação dobrou, de R$ 3,7 bilhões em 2010 para R$ 7,8 bilhões em 2016. O valor representa 33% do orçamento estadual. “Nenhum outro estado brasileiro investe este percentual orçamentário no ensino.”

A secretária da Educação, professora Ana Seres, também fez um balanço dos avanços registrados na educação e defendeu a melhoria do diálogo para melhorar a qualidade do ensino no Paraná.

“Esse foi um importante encontro para discutirmos a educação que queremos para o Estado. Para isso, é fundamental estarmos unidos para fazermos boas escolhas”, disse ela.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, também elogiou o trabalho dos professores e destacou que o Paraná conseguiu retomar a capacidade de investimento com o ajuste fiscal. “Enquanto vários estados parcelam os salários, o Paraná avança na valorização dos servidores”, disse.

Ele também destacou a retomada do diálogo e elogiou a decisão do governo de universalizar o voto para diretor. “O Paraná tem uma das mais modernas leis do Brasil que introduz a democracia para dentro das escolas.”

Capacitação

O seminário, organizado pela Secretaria de Estado da Educação, terá palestras e oficinas para debater a Base Nacional Comum Curricular, documento do Ministério da Educação (MEC) que orienta a formulação do projeto pedagógico das escolas e submetido aos educadores para eventuais mudanças.

“Com os Planos de Educação aprovados no cenário nacional, nos estados e municípios, agora é o momento de montarmos o suporte, o pilar que vai estruturar o aprendizado. Isso é a Base Nacional Comum, é o conjunto de conhecimentos e habilidades essenciais que cada estudante brasileiro deve aprender a cada etapa de ensino, para que possa se desenvolver adequadamente”, disse Ana Seres.

(Agência Estadual de Notícias)

Tagged with:     , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA