Escola 1000 estabelece nova maneira de pensar

O programa completa um ano de vida e coloca a comunidade escolar como protagonista nas decisões de como gerir os recursos destinados à manutenção das unidades escolares

 

A ideia era simples: depositar dinheiro na conta das escolas e deixar cada comunidade decidir como os recursos devem ser gastos. Foi a partir dessa premissa que nasceu o Escola 1000 – um programa desenvolvido pela Secretaria da Casa Civil e Secretaria de Educação, e coordenado pelo Fundepar.

Lançado oficialmente em setembro de 2016, o Escola 1000 completa um ano alterando o paradigma e a forma de pensar a manutenção dos espaços públicos estaduais. Ao trazer a comunidade para participar do processo decisório e da fiscalização das obras, cria-se um sentimento de pertencimento e de responsabilidade. Isso gera mais envolvimento e uma maior participação dos pais na vida escolar dos filhos, o que é sempre bem-vindo.

Além de valorizar o patrimônio público, o investimento na economia local aquece o mercado, através da geração de empregos diretos e indiretos. O programa também proporciona uma melhora significativa nas condições de ensino e de aprendizado, bem como uma maior transparência na aplicação de recursos públicos.

O entusiasmo gerado pelo programa é grande. “O Escola 1000 é o melhor programa de revitalização de escolas que eu já tive conhecimento”, opina Evane Petla Mendes Dias, uma das responsáveis pelo Escola 1000 no Fundepar.

REVITALIZAÇÃO 

O Programa Escola 1000 foi criado para acelerar a revitalização das escolas da rede estadual de ensino. O investimento do Governo do Paraná é de R$ 100 milhões, divididos entre mil escolas estaduais de todas as regiões do estado, sendo que cada escola recebeu R$ 100.000,00, para realizar seu projeto de reformas.Até esse momento, 445 contratos já foram encaminhados aos núcleos, sendo que boa parte dessas escolas já estão em obras.

Da Redação, com Agência Estadual de Notícias.

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA