Audiência pública discute curso de medicina na Unicentro

Foto: Assessoria

O ato reuniu dezenas de pessoas em prol da implantação do curso, entre eles, autoridades de toda a região central do Paraná 

Na noite da última quinta-feira (31) foi realizada na Câmara de Vereadores de Guarapuava, uma audiência pública para discussão do curso de medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O ato reuniu dezenas de pessoas em prol da implantação do curso, entre eles, autoridades de toda a região central do Paraná. “A manifestação das pessoas de Guarapuava em prol deste importante assunto é fundamental para a Unicentro. É com este apoio que recebemos que teremos mais força para reivindicar o curso de medicina gratuito em nossa cidade”, destacou o Reitor da Unicentro, Aldo Bona.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, João Napoleão, o curso de medicina na Unicentro será uma oportunidade de ensino gratuito e de qualidade para vários jovens da região. “As cidades têm dificuldade de contratação de médicos e certamente o curso de medicina na Unicentro irá ampliar o número de profissionais nos pequenos municípios”, disse.

A união de esforços de tantos municípios demonstra o interesse público no assunto. “Toda a comunidade, empresários, políticos e a sociedade está unida em prol dessa que é uma reivindicação tão nobre e necessária. O curso de medicina será a concretização de sonhos dos nossos jovens, que terão a oportunidade de fazer medicina na região, sem precisar ir para outros lugares do Estado e País”, enfatizou a Deputada Estadual, Cristina Silvestri.

Justamente a união de esforços com o Governo do Estado é o que está garantindo que Guarapuava viva um momento único em sua história. Hoje, a maior obra pública do Estado está sendo realizada no município, que é o Hospital Regional. “Justamente por este bom momento político e econômico que Guarapuava está vivendo que temos a certeza de que o curso de medicina na Unicentro é uma prioridade atualmente. Nós precisamos de mais profissionais e de uma saúde cada dia melhor. E é essa união política e pública que trará resultados concretos para realizar este antigo sonho de todos os guarapuavanos”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.

“Necessidade do curso de Medicina já está mais que comprovada”, afirma Deputado

O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli também participou da audiência pública. Para o parlamentar, a necessidade do curso de Medicina já está mais do que comprovada, tendo em vista o vazio assistencial na área da saúde que há na região central do Estado e a própria aprovação da criação do curso pelo Governo, ocorrida em 2014. Por isso, de acordo com Carli, o trabalho concentra-se agora nos estudos de viabilidade financeira do Estado.

“A parte política está muito bem conduzida, visto a união de forças da nossa cidade e da região, com a presença expressiva de mais de 10 prefeitos nesta audiência pública. Então nos reuniremos com o Governo para analisarmos de que forma podemos agilizar o processo, sempre lembrando que o Governador Beto Richa é muito cuidadoso com as finanças públicas e só dará a autorização quando o estado realmente tiver condições. Temos que trabalhar com os pés no chão”, afirmou. “Mas acredito nesta bandeira, sim, e continuaremos defendendo-a, a exemplo de como foi com o Hospital Regional, para que toda a nossa comunidade possa ter acesso ao ensino, o que trará importantes benefícios para os municípios com a formação de médicos em Guarapuava”, acrescentou.

 

Tagged with:     , , , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA