PIB de Guarapuava cresce quase 90% em cinco anos

Foto: Anderson Zacalusni

Os números do Ipardes mostram o município num patamar de crescimento acima de outras cidades, como Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Londrina e Curitiba

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) divulgou nesta semana os números do Produto Interno Bruto (PIB) de Guarapuava, onde apontou um crescimento de 90% nos últimos cinco anos. O município cresceu 89,8%, de 2010 a 2015, quando a média estadual ficou em 67,4%. Superando cidades importantes do Estado, como Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Londrina e Curitiba, por exemplo. “A administração municipal tem trabalhado muito para que Guarapuava alcance um novo patamar de desenvolvimento e é justamente isso o que vem ocorrendo. Somos um dos municípios que mais cresce no Sul do Brasil, reflexo de parcerias e diversos investimentos públicos e privados em áreas essenciais para o desenvolvimento do município, e também na prioridade que estabelecemos para a saúde, educação e qualidade de vida”, avalia o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Investidores

Um dos diferenciais desta gestão pública foi a busca por investidores, como por exemplo a empresa Araupel S/A, que emprega atualmente cerca de 700 pessoas, exportando molduras em madeiras para diversos países, da Europa e América Latina. “As ações somadas fortalecem e mostram o potencial de uma cidade que está num processo contínuo de crescimento. Temos a certeza que o próximo levantamento será ainda melhor, pois, nos últimos anos, nosso município recebeu mais de R$ 2 bilhões em investimentos públicos e privados”, destaca Cesar Filho.

Araupel emprega atualmente cerca de 700 trabalhadores e exporta molduras para diversos países

O gestor destaca outros projetos importantes para cidade, como as obras na Cidade dos Lagos, que terá shopping, edifícios residenciais e comerciais, instituições de ensino e o Hospital Regional, que vai atender cerca de 20 municípios da região. “Há ainda outros empreendimentos imobiliários por diversos bairros, a duplicação das rodovias que cortam a cidade, a nova avenida XV de novembro, o novo aeroporto, entre outros”, enumera o prefeito de Guarapuava. O presidente do sindicato dos Lojistas e Varejistas, Abrão José Melhem, disse que mesmo a crise estar atingindo a nível nacional, a cidade de Guarapuava vive um momento privilegiado com as obras públicas de transformações e os novos cursos universitários. “Percebemos o empresariado aplicando e investindo em novos empreendimentos e isso nos dá a confiança que o comércio varejista necessita para abrir novos postos de trabalho”, argumentou Melhem.

Pequenas empresas

Em março o Shopping Cidade dos Lagos abre as portas para receber a comunidade guarapuavana e região

Outro fator positivo no reflexo dos números do Ipardes, foi a fomentação de programas para criação de novas empresas, com a qualificação e capacitação pela Agência do Empreendedor, que nesse período, formalizou e apoiou mais de duas mil Micros Empreendedores Individuais (MEIs) e Micro e Pequenas Empresas. Tirando da informalidade centenas de profissionais e empresas.

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA