Jorge Karl diz que Wintershow tem sido de constância e inovações tecnológicas

FOTO: RSN

Presente como anfitrião na recepção aos visitantes do Wintershow 2017, o diretor presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl concedeu uma entrevista com exclusividade a este bissemanário, onde o mesmo falou da sua alegria e satisfação com os resultados alcançados nesta edição da feira de inverno. O Wintershow vem tendo um crescimento constante e qualitativo. Ele foi concebido para ser um evento diferenciado, que preza a apresentação de novas tecnologias e com muita informação gerada pelas instituições de pesquisas agrícolas, enaltece o presidente.

O presidente destaca que toda tecnologia apresentada no evento é disponibilizada tanto para o produtor rural da Agrária, como também para os produtores da região. O fato de ser um evento voltado para cultivares de inverno vem atraindo um público diferenciado, como também empresas em agroquímico, máquinas, fertilizantes, pesquisas, que fazem parte do conjunto agronegócios. Num evento mais técnico do que comercial, reiterou Jorge karl. Entre as cultivares de inverno apresentadas estão o trigo, cevada, aveia e canola.

Meta de produtividade
Questionado pela reportagem de qual seria a meta de produtividade da cooperativa ou dos seus cooperados, Jorge disse que a produtividade sempre foi um assunto em questão, por fazer parte dos avanços na agricultura, onde se busca produzir mais por unidade de área.

O aumento de produtividade dentro da Agrária tem sido crescente, como exemplo a cevada, com 65 quilos por hectare/ano. Isso mostra que o crescimento nos números não acontece por acaso, com resultados de muitas pesquisas, que foram transferidos para o campo de produção, avalia ele, chamando atenção que o trabalho de pesquisa não está focado somente na produtividade, como também na redução de custos, impacto ambiental, sustentabilidade e o produto final. Temos um foco de produzir aquilo que o consumidor necessita. A pesquisa é fundamental nestes avanços que estão sendo mostrado aqui no Wintershow, frisou.

Cevada/malte
Karla também falou do aumento significativo da produção da cevada, para atender a demanda da nova fábrica da Agrária, que produz o malte, para o mercado cervejeiro nacional. A cevada traz uma rentabilidade para o produtor rural no período de inverno. Com a implantação da maltaria se faz necessário o inventivo ao cultivo deste tipo lavoura, como também a busca de novos parceiros do setor cooperativista para atender as demandas existentes no mercado nacional, salientou o presidente, destacando que a Agrária vem buscando parceiros para o fornecimento de matéria-prima (cevada), em cooperativas dos Campos Gerais e Oeste de Santa Cantarina. O nosso diferencial que nós não focamos numa única atividade agrícola, mas sim num sistema produtivo que venha agregar valor para o cooperado, como também para sociedade num todo, onde estamos inseridos, conclui o presidente.