Sessões de julho do Cine Unicentro abordam imigração japonesa no Brasil

Em julho, o tema central das exibições das sessões de cinema público da Unicentro é a imigração japonesa no Brasil. “A programação do mês de julho vai tratar, especificamente, sobre a imigração japonesa, mas vista a partir dos próprios imigrantes. A gente conseguiu, de uma certa maneira, vincular um filme com o outro, como a programação do Cine Unicentro vai ter uma interrupção devido ao recesso da universidade, fica um mês temático”, explica um dos participantes do projeto de extensão, o professor Eduardo Yamamoto, do Departamento de Comunicação Social.

O Cine Unicentro vai realizar apenas duas exibições nesse mês de julho, devido às férias da Universidade. A sessão da última quinta (07) trouxe o filme Gaijin 1 – Caminhos da Liberdade, da diretora brasileira Tizuka Yamasaki.

A segunda exibição do mês será no dia 13, com o filme Gaijin 2 – Ama-me como sou, também de Tizuka Yamasaki. A continuação é do ano de 2005 e enfoca o caminho inverso apresentado no primeiro filme. Ou seja, a longa-metragem retratar as condições históricas responsáveis pela volta ao Japão dos filhos daqueles que vieram para o Brasil na primeira imigração. “A Tizuka Yamasaki, ela também é filha de imigrantes japoneses e toda história que ela conta parece um filme sobre a família dela, mas também de praticamente uma colônia inteira que, talvez, se deparou com as mesmas dificuldades, os mesmos desafios e também as mesmas desilusões”, avalia o professor.

As sessões do Cine Unicentro são gratuitas e abertas a toda comunidade. Os filmes são sempre exibidos a partir das 19h30 e, na sequência, um debatedor discute com o público a obra cinematográfica.

 

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA