Projeto “Esqueça um Livro” distribui 275 livros em Guarapuava

Quem passou ontem, terça-feira (25), por praças, parques, Terminal da Fonte, UBS (Unidades Básicas de Saúde), e hospitais da cidade, teve grandes chances de encontrar um dos 275 livros “esquecidos” no dia do: “Esqueça um Livro”. A iniciativa, organizada e realizada pela Prefeitura de Guarapuava através do Projeto Vem Ler do Departamento de Cultura, em parceira com o CEME/Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária, distribuiu títulos da literatura para a população.

“Neste mês priorizamos locais que não haviam sido contemplados na edição anterior. Fizemos questão de ir até as UBS e hospitais e deixar várias unidades, tanto para pacientes, quanto para visitantes e funcionários, a fim de que mais pessoas sejam leitoras. Além disso, disponibilizamos um marca-página personalizado da campanha para que fosse colocado dentro dos livros, reforçando assim que iniciativa nunca termine”, esclareceu a Diretora de Cultura, Rosevera Bernardim.

O objetivo da iniciativa é apresentar à população a ideia de que um livro poderá ser lido diversas vezes por diferentes pessoas. Uma das pessoas que teve a oportunidade de “achar” um dos livros “esquecidos” no Terminal da Fonte foi à aposentada, Helena Kirniski, 67 anos. “Já tinha ouvido falar do projeto, mas ainda não tinha tido a oportunidade de achar um livro pelos locais. Hoje sai de casa com sorte, pois consegui achar um livro no banco do terminal. Vou começar a leitura agora mesmo e depois de terminar, com certeza vou deixar em outro local para outras pessoas lerem ele”, disse Helena, que levou pra casa o livro literário, O Gato Selvagem, do autor Michel Bataille.

 

O PROJETO “ESQUEÇA UM LIVRO”

O “Esqueça um Livro” é inspirado no movimento cultural dos Estados Unidos, BookCrossing, onde mensalmente as pessoas são convidadas a ler e esquecer livros pela cidade, a fim de que outros possam conhecer o universo literário e embarcar nos encantos da leitura. A campanha também é uma grande oportunidade de proporcionar para as pessoas que não tem condições financeiras de comprarem livros, o acesso a obras incríveis.

 

Da Redação, com Assessoria.

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA